PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Wendel Vendregler Araujo-
dc.date.accessioned2021-12-07T11:50:23Z-
dc.date.available2021-12-07T11:50:23Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2570-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHidrostáticapt_BR
dc.subjectFluidospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectExperimentos didáticospt_BR
dc.titleAtividades experimentais no ensino de física: aplicações de hidrostáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Clóves Gonçalves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0140-9847-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7962325017303457pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Anderson Costa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8747599940360430pt_BR
dc.contributor.referee3Andrade, Edson Vaz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7386725047300635-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar detalhes acerca do campo da hidrostática e da hidrodinâmica, bem como suas conexões ao cotidiano. Busca-se, por meio deste, mostrar os detalhes, as características e a aplicabilidade deste conteúdo. Os leitores deste trabalho devem lê-lo não de maneira sistêmica e pragmática, mas com a finalidade de internalizar e levar tais aprendizados para o seu dia a dia. A elaboração desta monografia foi embasada na teoria da aprendizagem significativa, que impactou grande parte do trabalho. Não obstante, existem questões a serem pensadas e respondidas de maneira introspectiva pelo próprio leitor ao longo do que será apresentado. Ou seja, há espaços para a reflexão e para o debate. O trabalho foi divido em um contexto histórico, escolhido como ponto de partida; em seguida, foram trabalhados alguns conceitos a respeito do campo da hidrostática e da hidrodinâmica, bem como os conceitos relacionados à diferença entre força e pressão, o princípio de Bernoulli, diferença entre grandezas vetoriais e escalares. Em seguida foram apresentadas duas situações corriqueiras a fim de relacionar o conteúdo em questão com a prática. Em um último momento foram propostos dois experimentos, os quais servem como suporte ao aluno e ao educador que tenha interesse em aplicá-los em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura Plena em Físicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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