PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2520
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Participação do enfermeiro na prevenção da sífilis congênita na atenção primária: revisão narrativa
Autor(es): Silva, Laura Borges
Primeiro Orientador: Carmo Filho, José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Isolina de Lourdes Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Matão, Maria Eliane Liégio
Resumo: Introdução: Conhecida desde o século XV, a sífilis é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica de grande importância para a sociedade. A doença é causada pela bactéria gram-negativa, T. Pallidum, do gênero Treponema, da família dos Treponemataceae Objetivo: Elaborar uma síntese das publicações científicas que abordam as contribuições da enfermagem na prevenção da sífilis congênita no âmbito da atenção primária. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, no período de 2011 a 2021, em português, usando os operadores Booleanos AND e/ou OR a partir da pesquisa em sítios eletrônicos de acesso público: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes. Resultados: Foram identificados 400 artigos, nos quais desses foram selecionados 23 artigos, contendo informações sobre a participação do enfermeiro na prevenção da sífilis congênita na atenção primária. Após a leitura na íntegra, somente 15 artigos atenderam aos critérios de inclusão e a temática abordada. Discussão: De acordo com os estudos abordados, uma grande porcentagem das gestantes possui um déficit no conhecimento das repercussões desencadeadas da infecção pelo Treponema pallidum, agente causador da SC. Percebe-se que o enfermeiro atua como um dos principais protagonistas durante a assistência ao pré-natal, apesar de haver ainda grandes lacunas durante essa assistência. Conclusão: Foi possível concluir a partir deste estudo, que a participação do enfermeiro é essencial na atenção primária na realização do pré-natal e da assistência de qualidade as gestantes, pois atua na promoção e prevenção da SC.
Palavras-chave: Sífilis congênita
Assistência de enfermagem
Prevenção
Atenção primária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2520
Data do documento: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador