PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2517
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ações educativas para a prevenção da dengue na atenção básica: uma revisão narrativa
Autor(es): Lamim, Lara de Oliveira
Primeiro Orientador: Carmo Filho, José Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Toledo, Sílvia Rosa de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
Resumo: OBJETIVO: Revisar a literatura científica sobre as ações para a prevenção da dengue no âmbito da Atenção Básica e sua relação com a diminuição da incidência da doença. METODOLOGIA: Revisão narrativa dos principais trabalhos publicados sobre ações educativas para a prevenção da dengue na Atenção Básica. Buscaram-se estudos nas seguintes bases de dados: U.S. National Library of Medicine (PubMed); Biblioteca Virtual de Saúde (BVS); Web of Science; Portal de Periódicos da CAPES; Google Scholar e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A busca incluiu trabalhos publicados no período de fevereiro de 2008 a junho de 2020. Os descritores utilizados foram: dengue, estratégias de educação, educação em saúde, health education, prevenção, disease prevention, atenção básica e primary health care. RESULTADOS: Da leitura dos artigos identificados para este estudo, constatou-se que as estratégias educativas são ferramentas úteis para o combate e a prevenção da dengue; assim como a capacitação dos profissionais. O estabelecimento de vínculo entre profissional e usuário do serviço de saúde; participação da população nas ações voltadas à dengue e; ações educativas da atenção básica frente à ocorrência de casos de dengue. CONCLUSÕES: O trabalho de educação em saúde é a principal estratégia utilizada para a prevenção da dengue. Embora as equipes de saúde promovam ações voltadas à educação em saúde, nota-se que há urgência em capacitar esses profissionais, uma vez que eles também apresentam deficiência no seu conhecimento, além de objeções metodológicas.
Palavras-chave: Dengue
Atenção básica
Prevenção
Estratégias de educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2517
Data do documento: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador