PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2512
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cuidado a pessoa idosa no contexto da pandemia de Covid-19
Autor(es): Moura, Laura Beatriz Ferreira de
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Loures, Marta Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
Resumo: Introdução: a COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que tem como espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. Objetivo: investigar na literatura quais as orientações os profissionais de saúde devem realizar para a melhoria do cuidado domiciliar da pessoa idosa no contexto da pandemia de COVID-19. Método: trata-se de uma revisão narrativa da literatura. A pesquisa foi realizada nas bases de dados que compõem a Biblioteca Virtual em Saúde: Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo), Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados de Enfermagem (BDENF). Os descritores utilizados na busca foram: infecções por coronavírus, idoso, família, cuidadores, educação em saúde e pessoal da saúde. Na estratégia de busca foram utilizados os operadores boleanos AND e OR. Resultados: Foram inseridos 25 artigos nesta revisão. Foi verificado que 86,6% da população idosa entende a forma de transmissão da doença COVID-19, 90,8% entendem os sinais e sintomas, os idosos conheciam pelo menos quatro medidas preventivas da COVID-19. Os artigos inseridos nesta revisão abordaram a temática orientação de forma ampliada, considerando os vários locus de convivência do idoso, conforme observado no quadro1. Incluíram: a contextualização da situação do idoso no cenário da pandemia de COVI-19; ocorrência, mortalidade e morbidade neste grupo; os fatores associados ao conhecimento das medidas preventivas; monitoramento telefônico de sinais e sintomas; aumento de quedas nos domicílios; reinvenção de práticas de lazer para idosos focado em atividades físicas e manuais; os reflexos da pandemia na saúde mental dos idosos e necessidade de estabelecimento de protocolos para orientação de medidas de segurança em instituições de longa permanência. Conclusão: As orientações direcionadas as pessoas idosas devem incluir os idosos e seus familiares, contemplando todas as suas especificidades. Devem voltar-se para as medidas de prevenção da COVID-19, como higiene de mãos, distanciamento social, uso de máscara, limpeza de superfícies. Mas também, precisam ter foco na prevenção de quedas nos domicílios, saúde mental dos idosos e desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento do distanciamento social.
Palavras-chave: Enfermagem
Idoso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2512
Data do documento: 15-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Laura Beatriz.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador