PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2510
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ocorrência de falhas assistenciais durante o trabalho de parto: uma revisão integrativa
Autor(es): Lima, Laislla Caroline Barros Bastos Silva
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Jamile Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Zatta, Laidilce Teles
Resumo: INTRODUÇÃO: O trabalho de parto é identificado pela presença de contrações uterinas a intervalos regulares, que aumentam progressivamente conforme passa o tempo em sua frequência e intensidade, e não diminuem com o repouso da gestante. Nesse período, podem ocorrer intercorrências que podem ser evitadas de acordo com o tipo de parto. OBJETIVOS: Analisar evidências científicas sobre as falhas assistenciais cometidas por profissionais de saúde durante o trabalho de parto; identificar e caracterizar as falhas assistenciais durante o trabalho de parto; descrever os fatores contribuintes, identificar os mecanismos de mitigação e prevenção de falhas assistenciais adotados por profissionais de saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa que buscou responder à questão de pesquisa: “quais as principais falhas cometidas por profissionais de saúde durante o trabalho de parto? ”. Foi realizada nas bases de dados: Advanced Search Results (PubMed), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE). Os descritores utilizados foram: Gestantes (Gestantes, Pregnant Women), Trabalho de parto (inglês: Labor, Obstetric), Complicações no trabalho de parto (inglês: Obstetric Labor Complications), Parto (Inglês: Parturition). Entre os descritores utilizou o operador booleano AND. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados nos últimos 5 anos, disponíveis gratuitamente em português e que respondiam à questão de pesquisa. Os critérios de exclusão foram: revisão de literatura, teses, jornais, monografias e resenhas. RESULTADOS: Foram inseridos nesta revisão 4 artigos. As falhas assistenciais mais frequentes identificadas foram: administração incorreta de medicamentos, erros na identificação do paciente, quedas da mãe e do bebê, troca de medicamentos e da prescrição, ausências ou incompletudes nos registros dos cuidados, inadequação do conhecimento, realização de manobras e procedimentos desnecessários ou mal indicados e violência institucional obstétrica. Isso ocorre devido à ausência de capacitação para os profissionais, falta de participação efetiva da gestão no processo de cuidados, precariedade das medidas de segurança do paciente, falta de protocolos assistenciais, recursos apropriados para a manutenção de equipamentos e quantidade de pessoal suficiente a demanda de cuidado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nota-se que as falhas assistenciais no trabalho de parto ocorrem devido a vários fatores, como: a capacitação dos profissionais, descontinuidade da segurança do paciente nas instituições e a ausência da gestão nesse processo. Contudo, essas falhas podem ser prevenidas realizando, principalmente, a participação da gestão nos processos de cuidados e implementação e intensificação da Segurança do Paciente, promovendo medidas que garantam um atendimento seguro e de qualidade.
Palavras-chave: Enfermagem
Gestante
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2510
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso- Laislla Caroline 08-10.pdf731,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador