PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2508
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Unidade de terapia intensiva neonatal e infecção da corrente sanguínea: uma questão de saúde
Autor(es): Martins, Maísa Vilela
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Zatta, Laidilce Teles
metadata.dc.contributor.referee2: Moreira, Damiana Aparecida Andrade de Carvalho
Resumo: Introdução: Unidades de terapia intensiva (UTI) são centros de internação para pacientes que requerem um cuidado especializado, contínuo e com apoio de equipamentos médicos específicos. A infecção da corrente sanguínea é a que mais atinge os pacientes neonatos internados em unidades de terapia intensiva, podem estar associadas ou não a outras patologias e aumentam de maneira significativa o tempo de internação desses pacientes. Objetivos: Mapear na literatura a ocorrência e medidas de prevenção de infecção de corrente sanguínea em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Identificar a incidência desse agravo, os principais fatores de risco e os microrganismos associados, descrever as principais medidas de prevenção evidenciando o papel da enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão narrativa, realizada por meio de busca nas bases de dados que compõem a Biblioteca Virtual em Saúde (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem), no período de 2016 a setembro de 2021. Resultados e discussão: Foram identificados 29 artigos que abordavam a temática. A ocorrência de infecções da corrente sanguínea, está altamente ligada ao uso de cateteres venosos centrais, e os principais fatores de risco intrínsecos ao paciente para sua ocorrência são prematuridade e baixo peso ao nascer. A diminuição dos casos de infecção de corrente sanguínea, depende da adoção das medidas de prevenção pelos profissionais de saúde. Considerações finais: A literatura nacional tem uma carência na publicação de artigos que abordem a temática, dificultando maiores discussões sobre assunto, destacando principalmente a ocorrência dessa infecção e sua alta incidência nas unidades de terapia intensiva neonatal.
Palavras-chave: Controle de infecção
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2508
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Maisa Vilela (1).pdf533,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador