PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Enfermagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2507
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da enfermagem na linha de frente da vacinação contra a Covid-19: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Elisiana Santos Cesar
Primeiro Orientador: Alves, Sergiane Bisinoto
metadata.dc.contributor.referee1: Cristina, Márcia
metadata.dc.contributor.referee2: Abed, Marcelo Musa
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de uma interna de enfermagem na campanha de vacinação contra a COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, conduzido por uma interna do curso de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, realizado através da metodologia da problematização por meio do Arco de Charles Maguerez. Este método possui cinco etapas, sendo elas: Observação da Realidade, Pontos-chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade. A campanha aconteceu na cidade de GoiâniaGO na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) área I e na Escola Coronel José Viana Alves na forma Drive-trur nos meses de fevereiro a março de 2021. Após a discussão da realidade, elencou-se quatro pontos-chave, sendo eles: baixa adesão da população a vacinação contra COVID-19; compartilhamento de Fake News sobre as vacinas contra COVID-19; Excesso de trabalho para os profissionais de enfermagem e Exaustão física e mental dos profissionais de Enfermagem. Para a construção da Teorização foram utilizadas as seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Public/Publisher MEDLINE (PUBMED) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). A busca pelos descritores foi realizada através dos Descritores em Ciências da Saúde (DECS) no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores que foram utilizados são: Pandemia, COVID-19, Brasil, Vacinação, Enfermagem, Saúde. Na etapa da Hipotése de soluçaõ foi selecionado fazer um panfleto informativo sobre as vacinas e um vídeo motivacional com os registros fotográficos da campanha de vacinação. No dia 25 de setembro de 2021, foi divulgado via instagram e compartilhado por colegas que participaram da campanha de vacinação o panfleto informativo e o vídeo motivacional, com intuito de sensibilizar a população sobre a impotância da vacinação e sanar as dúvidas relacionadas as vacinas, uma vez que as vacinas são seguras e eficazes no combate a pandemia do Covid-19. Diante da realização deste trabalho, evidencia-se o quanto o papel do profissional de enfermagem é importante, desde a atenção primária até os demais setores de saúde.
Palavras-chave: Covid-19
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2507
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC FINAL - ELISIANA.pdf389,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador