PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2487
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise prognóstica de admissão e alta de idosos em unidade de terapia intensiva
Autor(es): Angelis, Júllia Santana Prudente de
Rodrigues, Renata Cordeiro dos Santos
Primeiro Orientador: Ferreira, Denise Milioli
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli
metadata.dc.contributor.referee3: Nery, Max Weyler
Resumo: Objetivo: determinar o perfil de internação de idosos em Unidade de Terapia Intensiva e os fatores relacionados ao prognóstico desses pacientes em hospital público de Goiânia. Métodos: estudo longitudinal retrospectivo, quantitativo, com base no levantamento de prontuários de pacientes com 60 anos ou mais, internados em Unidade clínica de terapia Intensiva do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) no período de janeiro a junho de 2020. Para análise de dados relacionada a evolução na UTI, foi utilizada o teste Analise Regressão Logística Univariada e para os valores de p<0,200 foi realizado o teste Analise Regressão Logística Multivariada. Foi utilizado como nível de significância o valor 5% (p<0,05). Resultados: foi verificado que estado civil, queda ou fratura, Escala de Coma de Glasgow, Protocolo de Internação, ventilação mecânica, drogas vasoativas, antibióticos, sedação, terapia de substituição renal, parada cardiorrespiratória, ressuscitação pulmonar e tempo de internação na UTI tem relação com a sobrevida de idosos internados em UTI. A análise de regressão logística multivariada revelou que as variáveis, queda ou fratura, ventilação mecânica de drogas vasoativas, permaneceram significativas como fatores prognósticos de menor sobrevida. Conclusão: a sobrevida dos idosos internados em UTI de Goiânia – GO é afetada por fatores prognósticos de origem clínica, relacionados a condições anteriores à internação e durante internação. Isso demonstra que ações que visem ao aumento da sobrevida de idosos em terapia intensiva e a decisão por internar ou não neste setor, precisam discutir questões individuais, sociais e referentes à rede de atenção à saúde.
Palavras-chave: Idosos
Internação em UTI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2487
Data do documento: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso - Jullia e Renata (1).pdf910,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador