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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Barbosa, Elivaldo Rodrigues | - |
dc.creator | Campos, Jose Carlos Moura | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T10:42:11Z | - |
dc.date.available | 2021-09-02T10:42:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2478 | - |
dc.description.abstract | Between 2002 and 2004, aware of the necessity in monitoring the emergence of anomalies and avoid serious structural problems, the National Department of Transport Infrastructure - DNIT already did inspections in Special Works of Art (OAE) analyzing its stability and characterizing it as good , suffering or precarious. Based on these inspections together with the road bridge inspection manual, the ABNT NBR 9452 was created in 2012 in order to establish the requirements for conducting inspections on bridges and concrete viaducts. The ABNT NBR 9452 introduces four types of inspections that can be done in any OAE according to need. They are cadastral, routine, special and extraordinary. In order to study the viability of widening eleven bridges on the BR-153 in the stretch between the cities of Erechim and Passo Fundo - RS, DNIT requested that cadastral inspections would be done on these OAE. Therefore, this work aims to present the results obtained in these cadastral inspections carried out in loco, according to ABNT NBR 9452 (2019) and NORMA DNIT 010/2004 - PRO. The major problem found in the OAE was the functional parameter, as the absence of paving and the insufficient width of the road prevent them from being used by the community for the transport of people and loads, partially performing as intended. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inspeção cadastral | pt_BR |
dc.subject | Obras de arte especiais | pt_BR |
dc.subject | Viadutos | pt_BR |
dc.subject | Manutenção | pt_BR |
dc.title | Inspeção de onze pontes de concreto armado de acordo com a norma brasileira de inspeção de pontes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mata, Rodrigo Carvalho da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2009370789568820 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jucá, Tatiana Renata Pereira | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2614-5836 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2797127632901710 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Murilo Meiron de Pádua | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3015902676133354 | pt_BR |
dc.description.resumo | Entre 2002 e 2004, sabendo da necessidade de monitorar o surgimento de anomalias e evitar problemas estruturais graves, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT já realizava inspeções em Obras de Arte Especiais (OAE) analisando a sua estabilidade e caracterizando-a como boa, sofrível ou precária. A partir dessas vistorias juntamente o manual de inspeções de pontes rodoviárias, foi criada a ABNT NBR 9452 em 2012 a fim de estabelecer os requisitos exigíveis para a realização de vistorias em pontes e viadutos de concreto. A norma em questão estabelece quatro tipos de inspeção que podem ser feitas em OAE de acordo com a necessidade. Elas são inspeção cadastral, rotineira, especial e extraordinária. A fim de estudar a viabilidade de alargamento em onze pontes localizadas na BR-153 no trecho entre as cidades de Erechim e Passo Fundo – RS, o DNIT solicitou que fossem feitas inspeções cadastrais nessas OAE. Portanto este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos nessas inspeções cadastrais realizadas in loco, conforme a ABNT NBR 9452 (2019) e NORMA DNIT 010/2004 - PRO. O grande problema encontrado nas OAE foi o parâmetro funcional, pois a ausência da pavimentação e da largura insuficiente da rodovia impedem que elas sejam usadas plenamente pela comunidade para o transporte de pessoas e cargas, desempenhado parcialmente a sua função para a qual foi projetada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Engenharia Civil |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Trabalho_014.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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