PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alinne Cristine Martins-
dc.date.accessioned2021-06-30T02:44:10Z-
dc.date.available2021-06-30T02:44:10Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2398-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação da escrita-
dc.subjectConsciência fonológica-
dc.titleUm estudo sobre o processo de alfabetização: a construção da consciência fonológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castanheira, Salete Flôres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9147383889968856pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Mardônio Mardônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5753688868778660pt_BR
dc.description.resumo“Um estudo sobre o processo de alfabetização: a construção da consciência fonológica”, trata de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), modalidade monografia. Estuda a alfabetização como trancrição gráfica. Analisa os tradicionais métodos de alfabetização, a corrente sintética e analítica e suas implicações pedagógicas. Investiga a aprendizagem da língua materna como sistema de representação. Reflete a psicogênese da língua escrita como marco divisor na compreensão do processo de alfabetização, a partir da chamada Revolução Conceitual, da década de 1980, sugerida pela pesquisadora Emília Ferreiro. Descreve as fases evolutivas da aprendizagem conceitual da língua materna pela criança. Advoga pela importância do desenvolvimento da consciência fonológica como uma etapa fundamental para a construção do princípio alfabético, para uma aprendizagem significativa, contrapondo ao tradicional processo fônico. Apresenta sugestões para desenvolver práticas fundamentadas na construção do princípio alfabético.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aline Cristine.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador