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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2398
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Alinne Cristine Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T02:44:10Z | - |
dc.date.available | 2021-06-30T02:44:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2398 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Representação da escrita | - |
dc.subject | Consciência fonológica | - |
dc.title | Um estudo sobre o processo de alfabetização: a construção da consciência fonológica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castanheira, Salete Flôres | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9147383889968856 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Mardônio Mardônio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5753688868778660 | pt_BR |
dc.description.resumo | “Um estudo sobre o processo de alfabetização: a construção da consciência fonológica”, trata de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), modalidade monografia. Estuda a alfabetização como trancrição gráfica. Analisa os tradicionais métodos de alfabetização, a corrente sintética e analítica e suas implicações pedagógicas. Investiga a aprendizagem da língua materna como sistema de representação. Reflete a psicogênese da língua escrita como marco divisor na compreensão do processo de alfabetização, a partir da chamada Revolução Conceitual, da década de 1980, sugerida pela pesquisadora Emília Ferreiro. Descreve as fases evolutivas da aprendizagem conceitual da língua materna pela criança. Advoga pela importância do desenvolvimento da consciência fonológica como uma etapa fundamental para a construção do princípio alfabético, para uma aprendizagem significativa, contrapondo ao tradicional processo fônico. Apresenta sugestões para desenvolver práticas fundamentadas na construção do princípio alfabético. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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Aline Cristine.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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