PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2330
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As faces da sensação de dor em pacientes hospitalizados, o quinto sinal vital
Autor(es): Lobo, Barbara Bernardes
Primeiro Orientador: Alcântara, Erikson Custódio
metadata.dc.contributor.referee1: Vinhal, Lucieli Boschetti
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Luciana Carvalho
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A sensação de dor pode ser influenciada pelo período de internação, acarretando diferentes prejuízos ao paciente; os profissionais devem coletar e registrar adequadamente esse dado para tratar a dor. O objetivo do estudo é investigar as diferentes faces da dor em pacientes hospitalizados. CONTEÚDO: Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados MedLine, LILACS e PubMed, com base nos descritores “dor” AND “pacientes” AND “internados” com seus respectivos termos em inglês e espanhol no período de agosto a outubro de 2020. Encontraram-se 2.064 artigos, dos quais 20 foram selecionados a fazerem parte desta revisão com base nos critérios de inclusão delineados. A dor é mais comum e mais intensa em alas de pós-operatórios (90,8%) e de cuidados paliativos, sobretudo, é frequentemente relatada por mulheres jovens. Interfere nas atividades de vida diária e duração superior a 3 meses em muitos indivíduos. Uma adequada analgesia representa grande importância nesse cenário. Os instrumentos unidimensionais são mais utilizados para avaliar a dor em hospitais. CONCLUSÃO: A dor continua fortemente presente em indivíduos hospitalizados, apontando falha nos protocolos de analgesia em hospitais de diversas partes do mundo. A dor ainda é subavaliada, por sobrecarga de trabalho dos profissionais. Por fim, considerando o ambiente hospitalar, nos chama atenção a ausência ou omissão de terapias não farmacológicas para o manejo da dor.
Palavras-chave: Dor
Dor hospitalar
Hospitalização
Sinais vitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2330
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC.pdf201,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador