PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2316
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nível de alcoolismo em estudantes da área da saúde
Título(s) alternativo(s): Nível de alcoolismo em estudantes da área da saúde
Autor(es): Silva, Amanda Conceição
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Larissa Mariana Veloso de
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
Resumo: A ingestão de bebidas alcoólicas no meio acadêmico se torna cada dia maispreocupante, devido ao fato de que são consumidas em grandes concentrações ou com grande frequência. Alcoolismo consiste na dependência do indivíduo ao álcool. O alto nível do consumo de álcool acarreta diversos problemas físicos e mentais. Objetivo: Identificar o consumo de álcool pelos alunos dos últimos anos do curso de Fisioterapia. Metodologia: A população alvo compreendeu os estudantes dos últimos anos (6°, 7°, 8 e 9° período) do curso de Fisioterapia da área da Saúde, ofertado pela PUC Goiás. Os alunos acessaram o TCLE e o questionário AUDIT de forma vitual. Os critérios de inclusão foram acadêmicos que tinham mais de 18 anos, de ambos os sexos, de qualquer classe social, orientação sexual, pensamento político ou constituição familiar, e que apresentaram a vontade de querer preencher o formulário espontaneamente. Os critérios de exclusão foram alunos de outros cursos que não eram da Fisioterapia e dos periodos iniciais do curso. Estes critérios foram usados para selecionar os participantes.Obteve-se 65 questionários respondidos, mas 5 foram desprezados pois foram preenchidos em duplicidades. Não houve recusa em responder. Portanto, a amostra foi constituída por 60 estudantes do sexto ao nono período. Resultados A maior porcentagem de participantes se dá no sexo feminino, sendo 80% da amostra, o baixo risco de dependência ao álcool se obteve em 70% dos alunos e apenas 5% apresenta uma provável dependência a bebida alcoólica. Os alunos do 7° período obtiveram a maior média com 6,6% em relação aos estudantes que participaram da pesquisa, seguido pelo 9° período com 5,81%, 8° período com 3,64% e 6° período com a média mais baixa de 3,5%. O estudo revelou que em 6,3%, isto é, 3 discentes obtiveram pontuação igual ou superior a 20 no teste AUDIT, caracterizando possível síndrome de dependência alcoólica, sendo todos do sexo feminino. Isto pode ter ocorrido em virtude de 80% da amostra dos participantes eram do sexo feminino. Conclusão: Com o estudo se conclui que apesar de grande parte dos participantes consumirem bebidas alcoólicas, apenas uma pequena porcentagem dos estudantes tem um grande risco de possível dependência ao álcool. Identificamos que a maior ocorrência do consumo de álcool se dá pelas participantes do sexo feminino, onde as mesmas tem grande probabilidade de dependência ao àlcool. A intervenção com políticas preventivas e de conscientização, diminui os problemas gerados pelo abuso do álcool, como acidentes automotivos e agravos a saúde.
Palavras-chave: Alcoolismo
Alcoolismo em universitários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2316
Data do documento: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Nivel de alcoolismo em estudantes da área da saúde TCC2.pdf157,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador