PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2315
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diplomacia comercial do agronegócio brasileiro e sustentabilidade
Autor(es): Resende, Aurélio Alyson Alves
Primeiro Orientador: Borges, Leandro Bernardes
metadata.dc.contributor.referee1: Aguirre, Deninson Alessandro Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Franco, Shirley Carvalhêdo
Resumo: O agronegócio brasileiro se desenvolve e se valoriza em todo mundo cada vez mais com políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável. É neste contexto que o presente estudo busca analisar os benefícios ocasionamos pelo desenvolvimento sustentável no Estado de Goiás, bem como as vantagens proporcionadas pela diplomacia do agronegócio, demonstrando que o agronegócio goiano é capaz de crescer cada vez mais pautado nas premissas do desenvolvimento sustentável, de forma a garantir sua permanência no mercado interno e externo. Os objetivos são delinear o conceito de direito agrário atrelado ao direito sustentável, apresentar dados que demonstram o crescimento do agronegócio por meio da diplomacia comercial e demonstrar que o agronegócio goiano cresce pautado nas premissas do desenvolvimento sustentável. O tema se torna relevante pelo seguinte questionamento: o agronegócio goiano é capaz de se expandir com base nas premissas do desenvolvimento sustentável? As tecnologias e meios utilizados atualmente são capazes de fortalecer a sustentabilidade? O método utilizado para a realização do presente estudo consiste nas técnicas de pesquisas bibliográficas, exploratória e descritiva, por meio do estudo de artigos e obras já publicados sobre o tema, a fim de obter dados para fundamentar a pesquisa e discorrer sobre o tema. O resultado obtido com os estudos demonstrou que o Estado de Goiás tem praticado um agronegócio sustentável, obtendo destaque em crescimento acima da média dos outros estados do Brasil, com investimentos e geração de empregos, que é uma das condicionantes da prática sustentável.
Palavras-chave: Direito agrário
Agrarian law
Sustentabilidade
Diplomacia
Sustainability
Diplomacy
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2315
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA AURÉLIO RESENDE_AURELIO ALYSON ALVES.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador