PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2287
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da capacidade cardiorrespiratória de adolescentes segundo o sexo
Autor(es): Queiroz, Natália
Primeiro Orientador: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee1: Utida, Victor Hugo de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Alcântara, Erikson Custódio
Resumo: Introdução: A aptidão física é uma medida sumativa da capacidade de o corpo praticar atividade física e se exercitar, e é considerada como importante indicador de boa saúde. Até hoje, grande parte da literatura que verifica a ligação entre a aptidão física e a saúde foi concentrada na aptidão cardiorrespiratória (AC), que, em adolescentes, está associada a inflamação, saúde cardiometabólica e desempenho acadêmico. Além disso, a aptidão musculoesquelética (AM) está fortemente associada a mortalidade por todas as causas, inclusive doença cardiovascular e câncer em adultos saudáveis e doentes. Objetivo: Verificar a capacidade funcional cardiorrespiratória de adolescentes, segundo o sexo feminino e masculino. Método: Revisão literária, onde a busca foi conduzida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e no United States National Library of Medicine (PubMed). Foram selecionados estudos publicados no período de 2010 a 2020 nos idiomas Espanhol, Inglês e Português. Foram encontrados 148 artigos, dos quais 139 foram excluídos, por não descreverem o delineamento metodológico. Assim, foram incluídos 09 estudos que completam os critérios estabelecidos. Resultados: Os fatores associados discutidos e comparados neste estudo foram o índice de massa corporal (IMC), teste de corrida de 15 a 20 metros, medidas antropométricas, questionário socioeconômico, escala de desenvolvimento puberal, VO2. Máx balança de bioimpedância, teste de flexão de 90º, pregas corporais por meio de fita métrica, Pressão Arterial (P.A), e bicicleta ergométrica mecânica. Conclusão: A maioria dos estudos evidenciaram os maus hábitos de vida dos adolescentes, havendo diferença significativa de sobrepeso entre os sexos, mostrando como adolescentes sedentários possuem diretamente um nível de aptidão cardiorrespiratória mais baixa que adolescentes ativos, que realizam qualquer exercício físico, independente do sexo, porém mesmo sedentários os meninos apresentaram melhores níveis de aptidão cardiorrespiratória que as meninas.
Palavras-chave: Aptidão cardiorrespiratória
Adolescentes
Sexo
Corrida de 20 metros
Obesidade e medida antropométrica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2287
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Natália.pdf312,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador