PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2286
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efetividade do uso da ventilação não invasiva no pós-operatório de cirurgia bariátrica
Título(s) alternativo(s): Efetividade do uso da ventilação não invasiva no pós-operatório de cirurgia bariátrica
Autor(es): Sudário, Poliana
Primeiro Orientador: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee1: Utida, Victor Hugo de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Alcântara, Erikson Custódio
Resumo: Introdução: A cirurgia bariátrica tem sido um recurso muito utilizado para tratamento de obesidades mórbidas, porém, devido à complexidade do quadro, os pacientes necessitam de intervenções fisioterapêuticas respiratórias para prevenção e controle de possíveis complicações, bem como restabelecimento precoce da função pulmonar. Objetivo: avaliar as condutas mais eficazes da fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgia bariátrica, com o uso de ventilação não invasiva (VNI). Métodos: Revisão da literatura, com levantamento bibliográfico nas bases de dados BVS e PUBmed. Foi considerado os últimos dez anos de publicação e os artigos seguiram critérios de inclusão e exclusão para serem selecionados. Resultados: Dos estudos encontrados, sete abordaram técnicas de pressão positiva com dois níveis pressóricos, sendo que três associaram com Fisioterapia Respiratória Convencional (FRC) e um com terapia de padrões respiratórios. Dois utilizaram pressão positiva, um associado com espirometria de incentivo à fluxo e outro com abordagem de técnicas de fisioterapia ambulatorial. Considerações Finais: Com este estudo foi possível discutir as principais técnicas de fisioterapia respiratória com ventilação não invasiva utilizadas no pós-operatório de cirurgia bariátrica, entretanto, não foi possível eleger uma terapia que fosse essencial para o tratamento. Por outro lado, todos os estudos ressaltam a importância da fisioterapia para redução ou prevenção de complicações pulmonares.
Palavras-chave: Cirurgia bariátrica
Fisioterapia
Ventilação não invasiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2286
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Poliana.pdf300,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador