PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fonoaudiologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2285
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Achados audiológicos em pacientes em tratamento oncológico
Autor(es): Menezes, Luana Godoy de
Primeiro Orientador: Camarano, Marília Rabelo Holanda
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Allan Kardec Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Mileo, Maione Maria
Resumo: Introdução: No tratamento oncológico há a presença de agentes ototóxicos que lesionam a cóclea no nível do Órgão de Corti, provocando danos à audição. Segundo Lopes et al. (2020) o excesso na produção de radicais livres em função dos agentes antineoplásicos podem alterar a parede celular e o material genético das células cocleares. Essa degeneração do órgão de Corti pode ser percebida precocemente por meio do monitoramento auditivo adequado. Objetivo: Identificar os exames utilizados no monitoramento auditivo e os tipos de alterações auditivas nos pacientes em tratamento oncológico. Método: Trata-se de um estudo qualitativo do tipo pesquisa bibliográfica. Resultados: A audiometria tonal convencional foi à forma de avaliação mais utilizada, isso se justifica por esse ser o exame padrão-ouro para a obtenção dos limiares auditivos, os estudos que não realizaram audiometria tonal optaram pela realização da avaliação audiológica por meio do teste de Emissões Otoacústicas (EOA), por garantir maior especificidade e sensibilidade quando comparadas a outras testagens que avaliam a função auditiva, além de ser um teste no qual não é necessário à participação do paciente. Há carência de avaliação do processamento auditivo central. Os resultados encontrados a partir do monitoramento auditivo mostram ausência nas frequências a partir de 6 kHz, atingindo inicialmente as altas frequências. Nas respostas das emissões otoacústicas transientes houve prevalência de normalidade, entretanto alguns estudos demonstraram ausência de resposta. Conclusão: Portanto, conclui-se que a audiometria tonal limiar é a forma de avaliação mais utilizada no monitoramento auditivo. Quando não é possível a sua realização, opta-se por usar as emissões otoacústicas. O uso de medicamentos ototóxicos no tratamento de neoplasias pode acarretar perda auditiva sensorioneural bilateral de caráter irreversível, afetando principalmente as altas frequências, acompanhada em muitos casos, de zumbido.
Palavras-chave: Monitoramento auditivo
Tratamento oncológico
Perda auditiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2285
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Moniramento auditivo em pacientes oncológicos - Luana Godoy.pdf666,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador