PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2277
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação das AVD’S nos idosos após intervenções de pilates e seus impactos na qualidade de vida
Autor(es): Oliveira, Angélica Santana de
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Kemil Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Rogério de Souza Alves
Resumo: INTRODUÇÃO: O método Pilates preocupa-se em levar aos seres humanos, de qualquer idade, um aprofundamento na compreensão de seus corpos e de sua existência perante o mundo, transportando seus benefícios e transformações para além da sala de aula: para toda a vida. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi evidenciar os parâmetros alterados nas atividades de vida diárias dos idosos após intervenção do Pilates. MATERIAIS E MÉTODOS: Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa. Foram utilizadas as Bases de Dados: MEDLINE, Lilacs, PubMed, SciELO e outros sites indexados que continham artigos científicos que abordavam a respeito da avaliação das AVD’S nos idosos após intervenções de Pilates e seus impactos na qualidade de vida. RESULTADOS: Foram lidos 80 artigos na íntegra, dos quais 22 foram selecionados na composição deste artigo e 10 foram selecionados para compor a tabela, sendo apenas um publicado em 2015, um em 2016, dois em 2018, três em 2019 e três em 2020 e 58 foram excluídos por integrarem os critérios de exclusão. A maioria dos estudos avaliaram os impactos na Qualidade de Vida após Intervenções de Pilates e as alterações nas AVD’S. Foram selecionados dez artigos que apresentaram maior relevância ao tema e colocados em um quadro para melhor apresentação e análise. CONCLUSÃO: Os dados obtidos nesta revisão integrativa da literatura permitem observar que os benefícios do método Pilates na terceira idade podem ser considerados eficazes e assim propiciam melhora da qualidade de vida, na capacidade funcional e nas AVD’S e atividades básicas de vida diária (ABVD’S). Os idosos estão se tornando mais ativos, buscando uma melhora no seu bem-estar e com a prática do Pilates conseguem interagir socialmente, além de melhorar a autoestima, a saúde mental, e se tornarem cada vez mais independentes. Além disso, é importante ressaltar que o método Pilates é garantido para prática fisioterapêutica por meio do Conselho Federal, onde a técnica é validada e reconhecida por este.
Palavras-chave: Idosos
Pilates
Qualidade de vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2277
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo completo - ANGELICA SANTANA DE OLIVEIRA.pdf727,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador