PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2276
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atuação e a importância do fisioterapeuta na equipe do SAMU
Autor(es): Souza, Rillery Thainny Silva
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Lia Peres
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: Introdução: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) surgiu para cobrir a sobrecarga da cobertura da Estratégia de Saúde da Família. Sendo que, atualmente a equipe do SAMU é constituída por auxiliares ou técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores de veículos de urgência. Diante do exposto o fisioterapeuta possui um amplo campo de atuação, portanto este profissional pode atuar em uma equipe multidisciplinar, tratando complicações cardiovasculares, manuseando a ventilação mecânica dentre outras complicações do paciente crítico e também pode contribuir para o cuidado dos socorristas por meio de orientações ergonômicas. Objetivos: Realizar o levantamento da atuação do fisioterapeuta no SAMU, além de identificar áreas de atuação do fisioterapeuta dentro das unidades móveis do SAMU e destacar a relevância de um fisioterapeuta inserido na equipe do SAMU. Metodologia: Revisão bibliográfica, sobre o referido tema, que abordaram a atuação do fisioterapeuta no SAMU. Resultados: A principio foram selecionados 25 artigos sendo: 7 excluídos, restando 18 que foram lidos na integra e utilizados no decorrer do artigo, desses, 10 compuseram o quadro de resultados. Foram selecionados dez artigos que apresentaram maior relevância ao tema e colocados em um quadro para melhor apresentação e análise. Conclusão: Conclui-se que devido ao amplo campo de atuação do fisioterapeuta e o seu vasto conhecimento sobre a biomecânica corporal, a inserção deste profissional nas equipes do SAMU será benéfica e irá proporcionar um atendimento mais integral e posteriormente um menor tempo de institucionalização das vítimas e prevenção de lesões laborais nos socorristas. Por se tratar de uma temática nova se faz necessário mais estudos.
Palavras-chave: Fisioterapia
SAMU
Primeiros socorros
Urgência e emergência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2276
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo completo- RILLERY THAINNY SOUZA.pdf748,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador