PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2275
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da fisioterapia durante o trabalho de parto
Título(s) alternativo(s): O papel da fisioterapia durante o trabalho de parto
Autor(es): Marques, Bruna Lorrany Rodrigues
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Gabriela Rios
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Ana Karolline Ribeiro
Resumo: O trabalho de parto a mulher passa por diversas alterações fisiológicas e emocionais, onde essas alterações contribuem para tornar esse momento de muita aflição e medo. As modificações que o corpo da parturiente sofre a cada segundo durante esse período, resulta a uma série de fatores somatórios, gerando dor e desconforto e consequentemente tornando o momento mais dificil. Objetivo: Evidenciar a importância do fisioterapeuta durante o trabalho de parto. Metodologia: A busca foi dirigida Medical Literature Analysis and Retriavel System Online (MedLine), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Physiotherapy Evidence Database (Pedro) e US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A pesquisa foi realizada de janeiro até maio 2021. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol na íntegra, publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram encontrados 24 artigos. Dos quais relatam o trabalho da fisioterapia durante o trabalho de parto, as diversas técnicas fisioterapêuticas que podem ser empregadas nesse período e os possíveis benefícios que essa intervenção trará a parturiente. Conclusão: Que a intervenção fisioterapêutica é de suma importância durante o trabalho de parto, podendo minimizar os danos causados durante esse período através de técnicas em prol da redução da dor, da ansiedade e do desconforto, consequentemente promovendo uma maior confiança a parturiente podendo permitir uma maior segurança durante esse processo.
Palavras-chave: Parturiente
Fisioterapia na gestação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2275
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo completo - BRUNA LORRANY RODRIGUES MARQUES.pdf277,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador