PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2270
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Importância da atuação do fisioterapeuta na saúde pública
Autor(es): Oliveira, Renata Alves de
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Tonasso, Denise Mendonça Andreozzi
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
Resumo: Tendo a saúde pública o papel de promover a integralidade e resolutividade na atenção à saúde da população, acredita-se na necessidade de expandir e investir ainda mais na atuação do profissional em fisioterapia no processo de reabilitação e melhora das capacidades funcionais e motoras do ser humano, assim, como seja essencial também sua atuanção em programas e projetos na área da saúde que estejam ligados ao processo preeventivo ou educativo. Objetivo: Investigar com base em pesquisas bibliográficas, a importância do profissional em fisioterapia atuando na saúde pública, como serviço essencial e de prevenção e promoção da saúde. Metodologia: A busca foi dirigida por meio das plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), realizadas no período de 2015 a 2021. Foram incluídos artigos publicados em português e inglês na íntegra, publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram encontrados 15 artigos em revistas científicas. Foram excluídos aqueles artigos que não se adequam ao tempo de publicação que são os últimos 05 anos e, que não são pertinentes ao tema. Após pesquisa, leitura e análise, foram selecionados, então, 06 artigos de acordo com o tema proposto. Conclusão: Que a atuação do fisioterapeuta na saúde básica pode ajudar a melhorar o atendimento integral ao paciente, promovendo ainda mais a qualificação da equipe médica multidisciplinar.
Palavras-chave: Saúde básica
Programa saúde da família
Qualidade de vida
Fisioterapeuta
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2270
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Renata Alves de Oliveira.pdf271,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador