PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2268
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência da família na capacidade funcional do idoso
Autor(es): Carvalho, Thalia Marques
Primeiro Orientador: Santana, Valdimar de Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Lia Peres
metadata.dc.contributor.referee2: Basso Filho, Marco Antonio
Resumo: O envelhecimento é um processo inevitável que ocorre de forma natural e culmina no comprometimento da saúde e da capacidade funcional do indivíduo. Durante esse processo a família é um agente imprescindível, pois é a principal responsável pelo cuidado do membro da terceira idade. Além disso, deve auxiliar o idoso a preservar sua autonomia e independência para a realização das atividades de vida diária. Objetivo: Identificar a influência do contexto familiar na capacidade funcional do idoso. Metodologia: A busca foi realizada nas seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retriavel System Online (MedLine), US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciElo). Ademais, esta pesquisa foi realizada de janeiro de 2021 a abril de 2021. Foram referenciados artigos publicados em português e espanhol, na íntegra, indexados nos bancos de dados citados anteriormente. Também, foram excluídos estudos repetidos, publicações que não estavam nas bases de dados e artigos que não são pertinentes ao tema deste estudo. Resultados: Foram encontrados vinte e quatro trabalhos, entre os anos de 2001 e 2020, que constataram que a maioria dos idosos consideram sua família como unidade de relações de cuidados com boa funcionalidade. Conclusão: A família apresenta grande interferência na capacidade funcional do idoso. Sendo assim, o APGAR familiar é uma ferramenta relevante para mensurar a interferência do grupo familiar e, por isso, carece de uma pesquisa de campo para levantamento preciso de seus dados científicos.
Palavras-chave: Família
Idoso
Funcionalidade familiar
Envelhecimento ativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2268
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Thalia Marques Carvalho.pdf320,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador