PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia Civil
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2265
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de regressão linear em custos indiretos para previsibilidade de custo total de obra
Autor(es): Ribeiro, Lyza Lorrany
Santos, Maria Clara
Primeiro Orientador: Gama Junior, Antônio Claret de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Priscilla Borges de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Sakai, Erika
Resumo: Devido ao crescimento da construção civil, por meio dos programas habitacionais, construtoras buscam metodologias construtivas com maior produtividade. Nesse cenário destaca-se a alvenaria estrutural e parede de concreto, para viabilizar essas metodologias citadas é necessário analisar os custos indiretos e diretos das obras. Tendo em vista a falta de estudos a respeito dos custos indiretos o objetivo do presente trabalho é apresentar um modelo matemático que correlacione os custos indiretos com o custo total dos empreendimentos, para que assim as tomadas de decisões sejam fundamentadas e não intuitivas. Para atingir esse objetivo, foi proposto um estudo de caso em uma construtora para gerar um modelo matemático, com isso, foi necessário a disponibilidade dos dados de custo e quadro de áreas fornecidos, onde foram analisados os custos indiretos obtidos, relacionados as duas metodologias construtivas, gerando assim, os indicadores de custo indireto e custo, e seguidamente aplicados na regressão linear. Dentre as combinações de indicadores a melhor regressão linear resultou-se da relação entre a variável independente, o custo total de ferramentas/área total equivalente, pela variável dependente, custo total/área comum equivalente. Conclui-se então que o custo total de empreendimentos de parede de concreto e alvenaria estrutural, estão relacionados com a equação obtida através da regressão linear dos indicadores escolhidos, com uma assertividade de 1,5% a 7%.
Palavras-chave: Custos indiretos
Parede de concreto
Alvenaria estrutural
Indicadores
Regressão linear
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2265
Data do documento: 10-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Trablho_042.pdf462,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador