PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Arqueologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2249
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os depósitos arqueológicos relacionados com a igreja Nossa Senhora da Penha de França - Corumbá de Goiás
Autor(es): Oliveira, Nádla Belga Alves
Primeiro Orientador: Dantas, Cristiane Loriza
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Ludimilia Justino de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Fraga, Leila Miguel
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa os depósitos arqueológicos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de França, localizada na cidade histórica de Corumbá de Goiás, com o objetivo geral de compreender o contexto arqueológico e seus significados identificados na área da Igreja. A análise dos contextos arqueológicos pautou-se nos dados coletados durante o processo de restauração da Igreja realizado em 2014 pela empresa Marsou Engenharia Ltda e coordenado pela Arqueóloga Ma. Cristiane Loriza Dantas. O referencial teórico-metodológico está respaldado na Arqueologia Urbana, uma vez que por meio do estudo arqueológico do templo religioso é possível investigar as relações culturais e sociais da sociedade. Também utilizou-se pressupostos da Arqueologia das práticas mortuárias, pois foram identificados esqueletos e seus acompanhamentos que tratam dos rituais fúnebres. Dessa forma, investigou-se esses depósitos a partir dessas vertentes arqueológicas, buscando compreender o contexto arqueológico e seus significados, contribuindo assim, para uma pesquisa arqueológica da cidade de Corumbá de Goiás.
Palavras-chave: Arqueologia urbana
Arqueologia mortuária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2249
Data do documento: 22-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Arqueologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador