PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Bacharelado
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2233
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Importância dos marcadores moleculares para investigação de crimes sexuais
Título(s) alternativo(s): Importância dos marcadores moleculares em crimes sexuais
Autor(es): Santos, Scarlett Claudina Vieira dos
Primeiro Orientador: Gigonzac, Marc Alexandre Duarte
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodrigues, Flávia Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Minasi, Lysa Bernardes
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Alex Silva da
Resumo: Nos últimos 20 anos, a genética tem avançado tecnologicamente utilizando-se de ferramentas da biologia molecular para melhor atender às suas diversas áreas de atuação. No âmbito forense, os testes de DNA têm possibilitado investigações mais complexas e assertivas, principalmente com o avanço no uso de marcadores moleculares específicos que aumentam o poder de discriminação na identificação humana. O estado de Goiás tem se destacado nacionalmente e internacionalmente com o desenvolvimento de bancos de dados de perfis genéticos. O objetivo do estudo foi estruturar uma revisão bibliográfica sobre o uso de marcadores moleculares na investigação de crimes sexuais, a partir da seleção de artigos científicos e de bancos de dados públicos sobre a temática. Neste sentido, no início de 2020, já tinham sido registrados 1075 casos de estupro em Goiás. No procedimento pericial, evidências de origem biológica são coletadas em locais de crimes e o DNA extraído e analisado em laboratório por meio de técnicas moleculares para identificar possíveis suspeitos. O uso de marcadores Y-STR se demostrou útil visto que 85,5% dos casos se trataram de agressores do sexo masculino, sendo possível identificar o agressor por meio de confronto da amostra coletada do suspeito com a amostra coletada in locus na cena do crime. Outros demais marcadores STR, correspondendo aos cromossomos autossômicos, também podem ser utilizados para identificação em casos de agressores com algum grau de parentesco. Dessa forma, testes de DNA examinando marcadores STR revelaram enorme capacidade de identificação, propiciando justiça à vítima e às pessoas indevidamente acusadas.
Palavras-chave: Teste de DNA
Genética forense
Estupro
Marcadores STR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Agrárias e Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2233
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA SCARLETT final.docx2,56 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador