PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGalvão, Alinéia Ribeira Moreira Lima-
dc.date.accessioned2021-06-25T14:19:14Z-
dc.date.available2021-06-25T14:19:14Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2206-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.relationThis research investigated the relationship between the creation of children's drawings and the stages of cognitive development, having as theoretical foundation Jean Piaget and Lev Vygotsky. The methodological procedures used were bibliographical research, where the researcher carried out a survey of theses and dissertations on the subject investigated and the second consisted of a field research, in order to collect drawings of children between 3 and 5 years of age for analysis, drawings of 14 children were collected, two drawings each, totaling 28 drawings. In order to understand the relationship between cognitive development and drawing, in the first chapter, we turn to understand how neural synapses and brain development happen. Then, in the second chapter, there is the study of the stages of cognitive development and the drawing phases found in each of the stages, according to the theorists Piaget and Vygotsky. The last chapter contains the analysis of each drawing collected and in which stages they are.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágios do desenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDesenho infantil-
dc.subjectAprendizagem-
dc.titleOs estágios do desenvolvimento infantil e suas relações com a criação do desenhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ana Maria da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4894205602832380pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou a relação da criação do desenho de crianças com os estágios de desenvolvimento cognitivo, tendo como fundamentação teórica Jean Piaget e Lev Vygotsky. Os procedimentos metodológicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, onde a pesquisadora realizou o levantamento de teses e dissertações acerca do tema investigado e o segundo constou em uma pesquisa de campo, com o intuito de coletar desenhos de crianças entre 3 e 5 anos de idade para analise, foram coletados desenho de 14 crianças, sendo dois desenhos de cada totalizando 28 desenhos. Para compreender a relação do desenvolvimento cognitivo e o desenho recorremos no primeiro capitulo entender como acontece às sinapses neurais e o desenvolvimento cerebral. Em seguida no segundo capitulo consta o estudo dos estágios de desenvolvimento cognitivo e as fases do desenho encontradas em cada um dos estágios, de acordo com os teóricos Piaget e Vygotsky. No último capítulo consta a análise de cada desenho coletado e em quais estágios se encontram.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Alineia 2.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador