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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cinema, mídia e soft power: o 17º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês (2007) enquanto marco do papel do cinema na projeção global da política externa |
Autor(es): | Curado, Luiza Helena Arêdes |
Primeiro Orientador: | Nery, Renzo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Paz, Katyúscia Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Leandro Bernardes |
Resumo: | O presente trabalho tem o intuito de estudar o papel do cinema como instrumento político através da análise das relações do governo chinês com a indústria do cinema de seu próprio país. Tendo em vista que, desde a ascensão da China no cenário internacional no começo do século XXI, o governo chinês busca utilizar de sua cultura e do cinema como instrumentos de soft power. A opção metodológica para subsidiar tal reflexão é constituída através de revisão bibliográfica, principalmente tendo como base as contribuições Nye (1990; 2004; 2005) e Gilboa (2001). Parte-se da premissa de que embora o governo chinês de Deng Xiaoping (1978-1992) tenha de fato investido na expansão de sua imagem para países estrangeiros, as problemáticas existentes dentro do próprio país, em especial a censura estatal, atrapalham produções locais que buscam expressar as reflexões e os sentimentos dos cidadãos chineses que se encontram em posição marginalizada. Embora o crescimento chinês tenha proporcionado a oportunidade de expansão do mercado da comunicação, possibilitando inclusive a ação em produções nacionais e internacionais e a compra de grandes produtoras de cinema, as relações conflituosas do governo para com as artes que não realizam propaganda positiva em relação ao país acaba por mascarar as relações entre os governantes e sua própria população. |
Abstract: | The present work aims to study the role of cinema as a political instrument through the analysis of the relationship between the Chinese government and the film industry in its own country. Bearing in mind that, since China's rise on the international scene at the beginning of the 21st century, the Chinese government has sought to use its culture and cinema as soft power instruments. The methodological option to support such reflection is constituted through a literature review, mainly based on the contributions Nye (1990; 2004; 2005) and Gilboa (2001). It starts from the premise that although the Chinese government of Deng Xiaoping (1978-1992) has in fact invested in expanding its image to foreign countries, the problems existing within the country itself, especially state censorship, hinder local productions that seek to express the reflections and feelings of Chinese citizens who find themselves in a marginalized position. Although Chinese growth has provided the opportunity for expansion of the communication market, even enabling action in national and international productions and the purchase of major film producers, the government's conflicting relations with the arts that do not carry out positive propaganda in relation to the country ends up masking the relations between the rulers and its own population. |
Palavras-chave: | Relações internacionais Comunicação China Cinema Chinês |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Direito e Relações Internacionais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2200 |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Relações Internacionais |
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