PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cinema, mídia e soft power: o 17º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês (2007) enquanto marco do papel do cinema na projeção global da política externa
Autor(es): Curado, Luiza Helena Arêdes
Primeiro Orientador: Nery, Renzo
metadata.dc.contributor.referee1: Paz, Katyúscia Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Leandro Bernardes
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de estudar o papel do cinema como instrumento político através da análise das relações do governo chinês com a indústria do cinema de seu próprio país. Tendo em vista que, desde a ascensão da China no cenário internacional no começo do século XXI, o governo chinês busca utilizar de sua cultura e do cinema como instrumentos de soft power. A opção metodológica para subsidiar tal reflexão é constituída através de revisão bibliográfica, principalmente tendo como base as contribuições Nye (1990; 2004; 2005) e Gilboa (2001). Parte-se da premissa de que embora o governo chinês de Deng Xiaoping (1978-1992) tenha de fato investido na expansão de sua imagem para países estrangeiros, as problemáticas existentes dentro do próprio país, em especial a censura estatal, atrapalham produções locais que buscam expressar as reflexões e os sentimentos dos cidadãos chineses que se encontram em posição marginalizada. Embora o crescimento chinês tenha proporcionado a oportunidade de expansão do mercado da comunicação, possibilitando inclusive a ação em produções nacionais e internacionais e a compra de grandes produtoras de cinema, as relações conflituosas do governo para com as artes que não realizam propaganda positiva em relação ao país acaba por mascarar as relações entre os governantes e sua própria população.
Abstract: The present work aims to study the role of cinema as a political instrument through the analysis of the relationship between the Chinese government and the film industry in its own country. Bearing in mind that, since China's rise on the international scene at the beginning of the 21st century, the Chinese government has sought to use its culture and cinema as soft power instruments. The methodological option to support such reflection is constituted through a literature review, mainly based on the contributions Nye (1990; 2004; 2005) and Gilboa (2001). It starts from the premise that although the Chinese government of Deng Xiaoping (1978-1992) has in fact invested in expanding its image to foreign countries, the problems existing within the country itself, especially state censorship, hinder local productions that seek to express the reflections and feelings of Chinese citizens who find themselves in a marginalized position. Although Chinese growth has provided the opportunity for expansion of the communication market, even enabling action in national and international productions and the purchase of major film producers, the government's conflicting relations with the arts that do not carry out positive propaganda in relation to the country ends up masking the relations between the rulers and its own population.
Palavras-chave: Relações internacionais
Comunicação
China
Cinema
Chinês
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia LUIZA HELENA ARÊDES CURADO - FINAL_LUIZA HELENA AREDES.pdf972,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador