PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Relações Internacionais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2199
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dominação colonial e o debate sobre “raça” nas relações internacionais: caso do estado “livre” do Congo (1885-1908)
Autor(es): Silva, Ana Beatriz de Oliveira Falcão
Primeiro Orientador: Nery, Renzo
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Leandro Bernardes
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é compreender como se desenvolveu a relação de dominação entre a Bélgica e o Congo durante o período de colonização (entre as décadas de 1885-1908), a partir do debate sobre "raça" nas Relações Internacionais. Pode-se compreender que durante o período do final dos séculos XIX e início do XX, as potências europeias guiavam-se por um ideal de competição para a aquisição de novos territórios. Nesta conjuntura, o território do Congo possuía recursos naturais interessantes aos europeus. Percebe-se que nem todos os Estados do Sistema Mundial eram tratados da mesma forma no tocante à soberania, inclusive o Congo. Essa situação combinada ao fator “raça” serviu como motivadores para o discurso legitimador da dominação, próprio do movimento imperialista. Os princípios humanitários acordados na Conferência de Berlim não se traduziram em prática visto que ideologia racista foi usada como arma política de terror e violência contra a população congolesa. O esforço de escritores e missionários foi essencial na divulgação da violência aplicada no Congo ao fazer com que essas ganhassem maiores dimensões internacionalmente, ocasionando retirada do território do Congo do domínio de Leopoldo II. É possível perceber ainda como a raça e o racismo configuram-se como fatores que auxiliam nas inequidades do tocante à divisão do trabalho que é tão característica do Sistema Mundial Capitalista. Esta é uma pesquisa qualitativa. As principais fontes são livros, artigos, consultas documentais e informações do site da ONG CoBelCo.
Palavras-chave: Dominação
Raça
Congo
Bélgica
Leopoldo II
Sistema mundial moderno
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2199
Data do documento: 11-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MONOGRAFIA. Ana Beatriz de O.F.Silva. VERSÃO_ANA BEATRIZ DE OLIVE.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador