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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2198
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Isabela Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T13:57:56Z | - |
dc.date.available | 2021-06-25T13:57:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2198 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre educação e currículo: apontamentos e reflexões a partir de concepções sobre o tema e sobre alguns documentos orientadores do currículo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6532-4637 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4308852280662013 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Renato Barros de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1288153314499688 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho tem como objetivo compreender, por meio de estudo bibliográfico e documental, o sentido da educação, educação escolar e a relação do currículo com esses campos. Discute elementos que diferenciam a educação e educação escolar assim como faz uma reflexão sobre currículo e as bases conceituais das teorias curriculares críticas e não-críticas. Apresenta uma abordagem conceitual sobre a Pedagogia Histórico Crítica; há uma análise sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais produzidas em 2013 e Base Nacional Comum Curricular de 2018. Toma como referência autores que tratam sobre o tema, como Saviani (2014), Brandão (1993), Coelho (2013), Young (2013), Malachen (2016), Gama e Duarte (2017), Duarte (2014), documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) (2013), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Concluímos, a partir dos estudos realizados, que o currículo é um campo de disputas e lutas no campo educacional e, nos tempos atuais, é evidenciada a necessidade de resistência e retomada de uma orientação legal curricular para a educação básica que afirme, de fato, a formação para a cidadania, a formação para a emancipação social e humana, bem como da autonomia dos sujeitos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.relation.references | BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lilian Fávaro Algrância; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC: A quem interessa o ensino de competências e habilidades. Alagoas, v. 11, nº 25, 2019, p. 156-169. ISNN.2175-6600. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 28º ed, 1993. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2013. BUENO, Almerinda Martins de Oliveira; PEREIRA, Elis Karen Rodrigues Onofre. Educação, Escola e Didática: Uma análise dos conceitos das alunas do curso de Pedagogia do Terceiro ano – UEL. In: II JORNADA DE DIDÁTICA E I SEMONÁRIO DE PESQUISA DO CEAMD. Londrina, 2013. (ISBN 978-85-7846-211-6). CÂNDIDO, Rita de Kássia; GENTILINI, João Augusto. 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dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8491565713531042 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
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