PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2198
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Isabela Pereira dos-
dc.date.accessioned2021-06-25T13:57:56Z-
dc.date.available2021-06-25T13:57:56Z-
dc.date.issued2021-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2198-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleUm estudo sobre educação e currículo: apontamentos e reflexões a partir de concepções sobre o tema e sobre alguns documentos orientadores do currículopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Noleto, Sylvana de Oliveira Bernardi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6532-4637pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4308852280662013pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Renato Barros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo compreender, por meio de estudo bibliográfico e documental, o sentido da educação, educação escolar e a relação do currículo com esses campos. Discute elementos que diferenciam a educação e educação escolar assim como faz uma reflexão sobre currículo e as bases conceituais das teorias curriculares críticas e não-críticas. Apresenta uma abordagem conceitual sobre a Pedagogia Histórico Crítica; há uma análise sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais produzidas em 2013 e Base Nacional Comum Curricular de 2018. Toma como referência autores que tratam sobre o tema, como Saviani (2014), Brandão (1993), Coelho (2013), Young (2013), Malachen (2016), Gama e Duarte (2017), Duarte (2014), documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNEB) (2013), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Concluímos, a partir dos estudos realizados, que o currículo é um campo de disputas e lutas no campo educacional e, nos tempos atuais, é evidenciada a necessidade de resistência e retomada de uma orientação legal curricular para a educação básica que afirme, de fato, a formação para a cidadania, a formação para a emancipação social e humana, bem como da autonomia dos sujeitos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.relation.referencesBRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lilian Fávaro Algrância; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC: A quem interessa o ensino de competências e habilidades. Alagoas, v. 11, nº 25, 2019, p. 156-169. ISNN.2175-6600. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 28º ed, 1993. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2013. BUENO, Almerinda Martins de Oliveira; PEREIRA, Elis Karen Rodrigues Onofre. Educação, Escola e Didática: Uma análise dos conceitos das alunas do curso de Pedagogia do Terceiro ano – UEL. In: II JORNADA DE DIDÁTICA E I SEMONÁRIO DE PESQUISA DO CEAMD. Londrina, 2013. (ISBN 978-85-7846-211-6). CÂNDIDO, Rita de Kássia; GENTILINI, João Augusto. Base Curricular Nacional: reflexões sobre autonomia escolar e o Projeto Político-Pedagógico, RBPAE, Porto Alegre, v. 33, n. 2, 2017, p. 323 – 336. CATANI, Afrânio Mendes. O que é capitalismo. Editora brasiliense, 4. Ed, 1995 Coleção Primeiras Passos. COELHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola. Campinas SP, Impresso do Brasil, 1ª ed, 2013, p. 59-85. HARVED, David. O Neoliberalismo: História e Implicações. São Paulo, Edições Loyola, 2008, p. 2-38. DUARTE, Newton. Educação Escolar e Formação Humana Omnilateral na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. In: Nome da Obra. Caxias: a XII Jornada do HISTEDBR e X Seminário de Dezembro, 2014. p. 101-122. GAMA, Caroline Nozella; DUARTE, Newton. Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade. In: INTERFACE- COMUNICAÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Alagoas, 2017, p,521-528. GOMES, Gabriela Camacho – Universidade Estadual de Londrina; LOPES, Rosana de Sousa Pereira – Universidade Estatual de Londrina. Currículo, teoria crítica e neoliberalismo: a concepção dos educadores. In: XVI SEMANA DA EDUCAÇÃO. VI SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS ATUAIS PARA A EDUCAÇÃO. Londrina, 2015. (ISBN:978-85-7846-319-9). HORNBURG, Nice; SILVA, Rubia da. Teorias sobre o currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de divulgação técnico-científico do ICPG, v.3, n.10. jan-jun. 2007.ISSN 1807-2836. JESUS, Adriana Regina de. Currículo e educação: conceito e questões no contexto educacional. São Paulo, p. 2639-2651. agarto.ufs.br/uploads/content_attach/path/11339/curriculo_e_educacao_0.pdf LOPES, Ediane Carolina Peixoto Marques; CAPRIO, Marina. As influências do modelo neoliberal na educação. Ribeirão Preto, 2008. Link: https://www.fclar.unesp.br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi5_artigoedianelopes.pdf MALANCHEN, Julia. Pedagogia histórico-crítica e teoria curricular. In MALANCHEN Julia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Editora Autores e Associados, 2016. P. 153-210 (Coleção educação contemporânea). MALANCHEN, Júlia. Currículo para além do multiculturalismo das práticas curriculares nacionais. In: XVI Simpósio da Pedagogia da PUC Goiás. Goiânia, 2020. Evento remoto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CgB76puKUPY OLIVEIRA, Warley Rodrigues. Teorias do currículo: visando a compreensão e mudança, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2019. PACHECO, Eduardo Felipe Hennerich. Aspectos históricos das teorias do currículo. In: Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Paraná, 2014. PEREIRA, Clarice Simão. A contribuição de Michael Young para o currículo. Mato Grosso do Sul, 2014 p. 60-70, ISSN 2176-1396. RAMALHO, Marcela Pires; LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco. Primeiras impressões sobre a Pedagogia Histórico-Crítica: sua importância para a formação docente inicial. In: XII Congresso Nacional de Educação. Maringá, 2015. ISBN: 2176-1396. RAZZA, Bruno Montanari; LUCIO, Cristina do Carmo; SILVA, José Carlos Plácido da; PASCHOARELLi, Luis Carlos. Da organização científica à ergonomia: a contribuição de Frederick Winslow Taylor. [c.a. 2010] http://books.scielo.org/id/b5b72/pdf/-9788579831201-05.pdf SANTOS, Luciano Francisco dos; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Artigo, Revista Brasileira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Rio Grande do Norte, 2017, p. 2019. SANTOS. R. E. O. Pedagogia histórico-crítica: que pedagogia é essa? Revista Horizontes, v. 36, n. 2, p. 45-56, mai./ago. 2018 SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade. Movimento revista de educação, v.3, n4. Fluminense, 2016. ISSN 2359-3296 SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia Histórico-Crítica. In: Revista RBBA, v.3, n°2. Vitória da Conquista, 2014. ISSN 23161205, p. 11-36. SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas, SP :Autores Associados, 2014. TIBALI, Elianda. Abordagem político-pedagógica da relação currículo, cultura e conhecimento. In: XVI Simpósio da Pedagogia da PUC Goiás. Evento Remoto Disponível em: https://www.youtube.com/wach?v=rod0dBRa6PI YOUNG, Michael. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. Caderno Cenpec, São Paulo, v.3, n.2, p, 225-250, jun. 2013.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491565713531042pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia Final_Isabela.pdf265,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador