PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2197
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A saúde mental de trabalhadores da área da saúde em tempos de pandemia: uma revisão integrativa
Autor(es): Braga, Raika Ribeiro
Rezende, Rayra Lúcia do Carmo
Primeiro Orientador: Almeida, Rogério José de
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Gabriela Cunha Fialho Cantarelli
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Leonardo Luiz
Resumo: Objetivo: avaliar na literatura científica os impactos da pandemia do Coronavírus sobre a saúde mental de trabalhadores da área da saúde no Brasil. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa literatura científica. O problema de pesquisa utilizado para a busca nas bases de dados foi: Quais os impactos da pandemia do Coronavírus na saúde mental dos trabalhadores da área da saúde no Brasil? Assim, para a coleta dos dados foram utilizas as seguintes bases de dados: PubMed e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os critérios de inclusão foram: artigos que investigaram a saúde mental de profissionais da saúde na pandemia, artigos publicados em português, inglês e espanhol e artigos publicados em 2020. A amostra final contou com 10 artigos. Resultados: Dentro das dificuldades a serem relatadas por esses profissionais, pode-se dar destaque à ansiedade, depressão, síndrome de burnout, somatização de doenças, exclusão social e também exaustão. São prejuízos enormes para todos, que tende a provocar pânico generalizado em toda à população, sobretudo diante da realidade dos profissionais da área da saúde. É importante ressaltar que pelo fato de ser uma descoberta recente ainda têm poucos estudos relacionados a esse tema, de modo que os protocolos sofrem constantes mudanças e também uma atualização científica contínua. Conclusão: Os efeitos psicológicos para os profissionais de saúde podem causar uma esfera de instabilidade e até mesmo de insegurança podendo prejudicar sua integridade como profissional diante da exaustão inesgotável que estes estão sofrendo neste devido momento advindo da pandemia.
Palavras-chave: Coronavírus
Saúde mental
Trabalhadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2197
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Artigo Final - Raika & Rayra - Finalizado Revista.pdf165,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador