PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorAlmeida, Idlom Fernando dos Reis-
dc.date.accessioned2021-06-24T23:29:29Z-
dc.date.available2021-06-24T23:29:29Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2173-
dc.description.abstractWith the society evolution, science, market and industry begin to have the need of developing constantly in order to meet the demands of contemporary times, especially those focused on safety and comfort. From this evolution, Artificial Intelligence (AI) emerged as a branch of computer science, enabling computers to think and behave intelligently, with application in several areas, such as Medicine, Zootechnics, Aviation and others. Its use in airplanes was initially intended for large aircraft, whose application transformed the control cabin into a glass cockpit, among other transformations. The AI in these planes improved the interaction between man and the machine, making easy the pilots' work during the flights and helping airlines, in the sense of better operation time management. Starting from this reality, the research aims to verify the level of applicability of AI in smaller aircraft, especially in regional air transport. Therefore, a basic methodology was adopted, with descriptive objectives and a qualitative approach, anchored in documentary and bibliographic procedures. Thus, from the researched materials, it was found that aircrafts such as the ATR 72-600 and ATR 42-600S (used for regional air transportation), as well as the Cessna C172 and Cirrus SR20 / 22 (used in small air transportation) are equipped with AI with glass cockpit technology, elevating the human-machine interface, which brings irrefutable gains for safety, comfort and efficiency. As for small planes, it was also found that in Brazil there are 435 Cirrus SR20 / 20 aircraft registered in the RAB (until May 2021), which points out to an interest of the sector in this kind of technology. Due to this, many aircraft have been developed with a view to the growth of this market, such as the Amazon, Inpaer New Conquest and others. Thus, it is possible to conclude that the AI has being used not only in the larger aircraft of regular aviation, but in other segments, whose demand is for smaller planes, which are adopting the glass cockpit and have evolved in terms of technology applied to the improvement of the man-machine interface. Finally, it is recommended that pilots at the beginning of their careers become familiar, as far as possible, with these types of aircraft, because if they intend to join major airlines, they will have already developed skills and competencies for glass cockpit aircrafts management.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAeronaves de pequeno portept_BR
dc.subjectTecnologias-
dc.subjectInteligência artificial-
dc.titleO uso da inteligência artificial aplicada à aviação de médio e pequeno portes e a sua contribuição para segurança de voopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Tammyse Araújo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9066-266Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800459643290316pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salm-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Andréluiz da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8246334867428520pt_BR
dc.description.resumoCom a evolução da sociedade, ciência, mercado e indústria passam a ter a necessidade de avançar constantemente para atender às demandas da contemporaneidade, especialmente as relacionadas a segurança e conforto. Desta evolução, surgiu a Inteligência Artificial (IA), como um ramo da ciência da computação, possibilitando computadores pensarem e se comportarem de forma inteligente, com aplicação em diversas áreas, como Medicina, Zootecnia, Aviação e outras. Sua utilização em aviões foi destinada inicialmente às aeronaves de grande porte, cujo emprego transformou a cabine de comando em glass cockpit, entre outras transformações. A IA nestes aviões melhorou a interação do homem com a máquina, facilitando o trabalho dos pilotos durantes os voos e ajudando companhias aéreas, na medida em que melhor administra o tempo das operações. Partindo desta realidade, a pesquisa objetiva verificar o nível de aplicabilidade de IA nas aeronaves de menor porte, em especial no transporte aéreo regional. Para tanto, adotou-se uma metodologia de natureza básica, com objetivos descritivos e abordagem qualitativa, ancorada em procedimentos documentais e bibliográficos. Assim, a partir dos materiais pesquisados, constatou-se que aeronaves como o ATR 72-600 e o ATR 42-600S (utilizadas para transporte aéreo regional), bem como o Cessna C172 e o Cirrus SR20/22 (empregadas na aviação de menor porte) são dotadas de IA com tecnologia glass cockpit, elevando a interface homem-máquina, o que traz ganhos irrefutáveis para a segurança, o conforto e a eficiência. Quanto aos aviões de pequeno porte, verificou-se ainda que no Brasil há o registro (até maio de 2021) de 435 aeronaves Cirrus SR20/20 no RAB, o que aponta para um interesse do setor neste tipo de tecnologia. Em virtude disso, muitas aeronaves têm sido desenvolvidas com vistas ao crescimento desse mercado, como as Amazon, Inpaer New Conquest e outras. Assim, é possível concluir a IA está sendo utilizada não apenas nas aeronaves de maior porte da aviação regular, mas em outros segmentos, cuja demanda é por aviões menores, os quais estão adotando o glass cockpit e evoluído em termos de tecnologia aplicada ao melhoramento da interface homem-máquina. Por fim, recomenda-se com este estudo que pilotos em início de carreira, se familiarizem, na medida do possível, com estes tipos de aeronaves, pois, caso desejem ingressar nas grandes companhias aéreas, já terão desenvolvido habilidades e competências para o gerenciamento de aeronaves glass cockpit.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
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dc.degree.graduationCiências Aeronáuticaspt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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