PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Medicina
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2020
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interações medicamentosas entre antifúngicos azólicos e fármacos psicoativos
Autor(es): Valsecchi, Marcela Juliana Reynolds Taveira
Primeiro Orientador: Silva, Vinicius Barreto da
metadata.dc.contributor.referee1: Bernardes, Vanilce Vilmar
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Viviane Maria de Castro Guimaraes
Resumo: A ocorrência de infecções fúngicas aumentou significativamente nos últimos anos, o que faz com que os agentes antifúngicos tenham um valor terapêutico substancial na prática clínica. Os antifúngicos azólicos exibem a capacidade de inibir de as enzimas do citocromo P450 (CYP) humano, resultando em alto potencial de interações medicamentosas quando associados a outros fármacos que apresentam metabolismo dependente das CYP. Apesar dos azólicos apresentarem alto potencial para interações medicamentosas, são mais seguros e eficazes quando comparados às suas alternativas. Paralelamente, os fármacos psicoativos são os mais consumidos em todo o mundo. Considerando a prática frequente da automedicação associada ao emprego cada vez mais rotineiro de antifúngicos, torna-se fundamental compreender a relevância clínica das interações medicamentosas entre antifúngicos azólicos e fármacos psicoativos. Este estudo visa coletar por meio do repositório Drugs.com dados sobre as interações medicamentosas entre antifúngicos azólicos e fármacos psicoativos, incluindo benzodiazepínicos, antidepressivos, anticonvulsivantes e antipsicóticos, descrevendo seus efeitos nocivos para guiar as condutas clínicas de profissionais de saúde. O principal resultado encontrado no levantamento das interações medicamentosas foi a inibição das vias de metabolismo dos fármacos psicoativos mediada pelos azólicos, o que contribui para aumentar a duração da ação e/ou a intensidade do efeito terapêutico doa agentes psicoativos, podendo inclusive promover intoxicação.
Palavras-chave: CYP450
Antifúngicos
Psicotrópicos
Metabolismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2020
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Marcela Valsecchi (1).docx49,16 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador