Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2000
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Honorio, João Paulo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T13:21:39Z | - |
dc.date.available | 2021-06-23T13:21:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2000 | - |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: história e políticas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Norma Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9686505547105807 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro Junior, Nelson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850143065831963 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo compreender o percurso histórico de construção da proposta de educação de jovens e adultos e analisar a sua situação atual a partir das políticas públicas. Este estudo fundamentou-se em teóricos importantes para a discussão da temática, como: Freire (1996; 2016), Arroyo (2011), Brandão (2002), Maciel (2003), Paiva (1973; 2003) e outros. Discorre sobre o entrelaçamento da história do desenvolvimento da educação no Brasil e o desenvolvimento da educação de jovens e adultos; a educação popular como princípio orientador básico para constituição da EJA; a EJA na interface com as políticas públicas; a EJA na atualidade a partir do olhar da BNCC. Considera, finalmente, a importância da educação de jovens e adultos no contexto atual brasileiro em que ocorre um refluxo geral na educação expresso nas políticas educacionais, sendo o momento de resistência e afirmação da premissa de uma EJA fundada no princípio da educação popular, de qualidade, democrática, aberta a diversidade e as diferenças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Monografia João Paulo Silva Honorio 21-06.docx | 64,45 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador