PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHonorio, João Paulo Silva-
dc.date.accessioned2021-06-23T13:21:39Z-
dc.date.available2021-06-23T13:21:39Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/2000-
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: história e políticaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Norma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686505547105807pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro Junior, Nelson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850143065831963pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo compreender o percurso histórico de construção da proposta de educação de jovens e adultos e analisar a sua situação atual a partir das políticas públicas. Este estudo fundamentou-se em teóricos importantes para a discussão da temática, como: Freire (1996; 2016), Arroyo (2011), Brandão (2002), Maciel (2003), Paiva (1973; 2003) e outros. Discorre sobre o entrelaçamento da história do desenvolvimento da educação no Brasil e o desenvolvimento da educação de jovens e adultos; a educação popular como princípio orientador básico para constituição da EJA; a EJA na interface com as políticas públicas; a EJA na atualidade a partir do olhar da BNCC. Considera, finalmente, a importância da educação de jovens e adultos no contexto atual brasileiro em que ocorre um refluxo geral na educação expresso nas políticas educacionais, sendo o momento de resistência e afirmação da premissa de uma EJA fundada no princípio da educação popular, de qualidade, democrática, aberta a diversidade e as diferenças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia João Paulo Silva Honorio 21-06.docx64,45 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador