PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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dc.creatorMelo, Ítalo Silva de-
dc.date.accessioned2020-12-08T12:00:46Z-
dc.date.available2020-12-08T12:00:46Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/193-
dc.description.abstractThis research aims to expose how CRM good practice can positively influence the aeronautical decision-making process and, in effect, air safety. The text presents the models / theories focused on the analysis of human elements and the different types of errors – Shell and Reason models –, as well as CRM approach as one of the main solutions for air safety, from the junction of the so-called “human”, “technical” and “operational” factors, suggesting an interrelation between these factors. Human failures are cited as the main factor in most aeronautical incidents and accidents (80% of them), while 15% to 20% involve equipment failures and maintenance errors. To verify the applicability of the theoretical aspects, the research starts from the study of two cases of accidents, the one that occurred with Varig's RG-254 flight, in September 1989, and with the Qantas 32 flight, in November 2010. The study case study analyzed information from official investigations, publications, audiovisual material about accidents, which, in the first case, detected serious human flaws, in which cognitive and behavioral skills were not used, while in the second case, good CRM practices were applied , which caused the events to have totally different outcomes. Teamwork, communication and assertive decision-making in managing the threats and risks faced in the case of Qantas 32 were explored in the research. From these analyzes, it was possible to formulate a critical assessment of the performance of the management process and its influence on the final result of accidents or incidents.pt_BR
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo Shellpt_BR
dc.subjectModelo Reasonpt_BR
dc.subjectFalhaspt_BR
dc.subjectAviaçãopt_BR
dc.subjectCRMpt_BR
dc.titleA falha humana como fator desencadeador de ocorrências aeronáuticaspt_BR
dc.title.alternativeHuman Failure as a triggnering factor for aeronautical occurencespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Raul Francé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0710-7444pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159323915030061pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Nagi Hanna Salm-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6524271583615685pt_BR
dc.contributor.referee2Lins, Gisele Silva Ceciliano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261704308734923pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é o de expor como a boa prática de Gerenciamento de Recursos de Equipe (CRM) pode influenciar positivamente o processo de tomada de decisão aeronáutico e, de efeito, a segurança aérea. O texto apresenta os modelos/teorias voltados para a análise de elementos humanos e dos diferentes tipos de erro – os modelos Shell e Reason –, bem como a abordagem de CRM como uma das principais soluções para a segurança aérea, a partir da junção dos chamados fatores humanos, técnicos e operacionais, sugerindo haver uma inter-relação entre esses fatores. As falhas humanas são citadas como o principal fator na maioria dos incidentes e acidentes aeronáuticos (80% deles), enquanto 15% a 20% envolvem falhas nos equipamentos e erros de manutenção. Para a verificação da aplicabilidade dos aspectos teóricos, a pesquisa parte do estudo de dois casos de acidentes, o ocorrido com o voo RG-254 da Varig, em setembro de 1989, e com o voo Qantas 32, em novembro de 2010. O estudo de caso analisou informações constantes de investigações oficiais, publicações, material audiovisual sobre os acidentes, que, no primeiro caso, detectaram falhas humanas graves, em que as habilidades cognitivas e comportamentais não foram utilizadas, enquanto no segundo caso foram aplicadas as boas práticas de CRM, o que fez que os eventos tivessem desfechos totalmente diversos. O trabalho em equipe, a comunicação e a tomada assertiva de decisão no gerenciamento das ameaças e riscos enfrentados no caso do Qantas 32 foram explorados na pesquisa. A partir destas análises, pôde-se formular uma apuração crítica da atuação do processo gerencial e sua influência no resultado final dos acidentes ou incidentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5883826867534997pt_BR
dc.degree.graduationCiências Aeronáuticas-
dc.degree.levelGraduação-
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