PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1917
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cinesioterapia sobre a dor lombar e pélvica em gestantes
Autor(es): Teixeira, Marília Paes
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Martins, Patrícia Cândida de Matos Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Kathlen Terezinha Montes Soares
Resumo: Resumo: A gravidez é um período de transição normal na vida da mulher. A atuação da fisioterapia é de suma importância para destacar as diversos protocolos de cinesioterapia que podem auxiliar nas alterações esperadas, e uma queixa recorrente é a lombalgia que costuma aparecer depois do terceiro trimestre de gestação. Uma gestação bem assistida faz toda diferença na qualidade de vida da mulher. Objetivo: Investigar o perfil sociodemográfico de grávidas com dor lombar e pélvica, e os efeitos dos principais protocolos de cinesioterapia e métodos de avaliação sobre as dores e incapacidades funcionais em gestantes. Metodologia: A busca foi dirigida na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), realizada nas bases de dados da Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Cochrane, Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências de Saúde (IBECS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), e na United States National Library of Medicine (PubMED). A pesquisa foi realizada de agosto de 2020 a fevereiro de 2021. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol na íntegra, publicados e indexados nos referidos bancos de dados. Resultados: Foram encontrados 12 estudos. A maioria absoluta foi orientada a praticar alguma atividade física em casa e realizaram exercícios para o forteleimento do assoalho pélvico, alongamento, aquecimento e estabilização da coluna, sendo que 60% utilizaram a Escala Visual Analógica como metódo de avaliação. Conclusão: Foi observado que a atuação da fisioterapia, com exercícios, orientações posturais e ergonômicas, fazem total diferença na gestação, amenizando as alterações esperadas neste período.
Palavras-chave: Cinesioterapia
Gestantes
Dor lombar
Dor pélvica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1917
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marília Paes Teixeira.docx188,89 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador