PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1909
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos do Tai Chi Chuan sobre a aptidão física de idosos
Autor(es): Qualhato, Sarah Destéfano
Primeiro Orientador: Viana, Fabiana Pavan
metadata.dc.contributor.referee1: Tonasso, Denise Mendonça Andreozzi
metadata.dc.contributor.referee2: Alcântara, Lívia Andreza de Macêdo Bezerra
Resumo: O número de idosos vem crescendo rapidamente nos últimos anos em todo mundo, e as alterações fisiológicas e a redução da aptidão física surgem com o envelhecimento. A atividade física regular e um estilo de vida ativo são essenciais na melhora do desempenho físicofuncional em idosos. O Tai Chi Chuan é uma intervenção segura e viável, que apresenta melhora significativa na redução da incidência de quedas e medos de cair em idosos sedentários. Objetivo: Verificar o perfil epidemiológico dos praticantes idosos de Tai Chi Chuan e investigar os efeitos dessa prática sobre a aptidão física de idosos. Metodologia: A busca foi conduzida por meio do levantamento de artigos indexados nas bases de dados eletrônicas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), onde foram pesquisadas nas bases de dados da Literatura, Scientific Electronic Library Online (SciELO), United States National Library of Medicine (PubMED). A busca foi realizada de agosto de 2020 a maio de 2021 e foram selecionados estudos publicados no período de 2005 a 2016. Foram incluídos: artigos experimentais, transversais e prospectivos, que estivessem na íntegra e disponíveis de forma gratuita nas bases de dados indexadas em português, inglês ou espanhol. Resultados: O declínio da aptidão física acomete ambos os sexos, mas as mulheres e idosos entre 60 e 70 procuram melhores formas de aumentar a qualidade de vida durante o envelhecimento. As modalidades de Tai Chi Chuan mais citadas foram: Yang, Sun, Qigong e Lian-Gong, sendo o Yang o mais praticado no Brasil. O treinamento com o Tai Chi Chuan apresentou melhora significativa na aptidão física, equilíbrio, marcha dinâmica, velocidade, atenção e prevenção do risco de quedas. Conclusão: O Tai Chi Chuan demostrou melhor autonomia e segurança para os idosos na realização de suas atividades de vida diária, consequentemente, melhorando a qualidade de vida. Diante disso, o Tai Chi Chuan não é contraindicado para alguma especificidade do idoso, ele é utilizado de forma a suprir e atender, de forma integral, as necessidades desta população. Por outro lado, verifica-se a necessidade de realizar estudos experimentais ou ensaios clínicos randomizados, com o objetivo de comprovar a eficácia do Tai Chi Chuan sobre a aptidão física, assim como sua utilização em forma de tratamento confiável para a população idosa.
Palavras-chave: Tai Chi Chuan
Aptidão física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1909
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC - SARAH.pdf359,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador