PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Aeronáuticas
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Como a relação entre o piloto e os sistemas automáticos influencia a segurança de voo na aviação comercial
Autor(es): Costa, Lhaís Neres
Primeiro Orientador: Monteiro, Raul Francé
metadata.dc.contributor.referee1: Fiaco, Reinaldo Moreira Del
metadata.dc.contributor.referee2: Xavier, William de Carvalho
Resumo: O tema deste artigo aborda os desafios enfrentados na relação entre o piloto e os sistemas automáticos da cabine de comando de uma aeronave, uma vez que a automação surgiu com o intuito de auxiliar o homem na realização de suas atividades. Na aviação, a automação propicia redução da carga de trabalho do piloto e aumento do nível de segurança das operações. A relação homem/máquina sofre influência de diversos fatores externos e internos que, por sua vez, podem acarretar consequências a segurança do voo. Tanto o elemento humano como a máquina apresentam limitações que, quando atingidas, são capazes de colocar a aeronave em condição insegura, motivo pelo qual se faz necessária a manutenção permanente dos sistemas e da habilidade humana de pilotagem. Por meio de uma pesquisa de natureza básica com objetivo exploratório, abordagem qualitativa, procedimentos bibliográficos, documentais e estudos de caso, objetiva-se demonstrar as deficiências relacionadas tanto ao elemento humano quanto à automação e, assim, avaliar de que forma tais descompassos podem interferir na segurança de uma operação. Propõe-se a familiarização do piloto com suas ferramentas de trabalho a fim de diminuir possíveis lacunas e, de efeito, compreender os sinais emitidos pela aeronave com vistas à capacidade decisória assertiva e coerente com cada situação. Os pilotos devem ser preparados em cursos teóricos e práticos destinados a incrementar suas habilidades técnicas e não técnicas, além do treinamento em simuladores, que permite a aquisição de experiência voltada para condições normais e anormais de voo. Ademais, as habilidades comportamentais do indivíduo serão um diferencial para a definição de sua capacidade de pilotagem. Nesse aspecto, os usos de ferramentas como o CRM e o checklist aperfeiçoam a relação do homem com a máquina. Recomenda-se a realização de treinamentos eficientes, bem como a proficiência em controles de voo e a busca incessante pela ampliação da capacidade humana, visto que a máquina está em constante evolução. Sugere-se que essa pesquisa seja continuada em função de a automação ser dinâmica e, consequentemente, demandar reparos para o estabelecimento
Abstract: The theme of this article addresses the challenges faced in the relationship between the pilot and the automatic systems in the control cabin of an aircraft, since automation came about with the aim of assisting man in carrying out his activities. In aviation, automation provides a reduction in the pilot's workload and an increase in the safety level of operations. The man / machine relationship is influenced by several external and internal factors that, in turn, can have consequences for flight safety. Both the human element and the machine have limitations that, when reached, are able to place the aircraft in an unsafe condition, which is why it is necessary to permanently maintain the systems and the human piloting ability. Through a basic research with an exploratory objective, qualitative approach, bibliographic, documentary procedures and case studies, the objective is to demonstrate the deficiencies related to both the human element and automation and, thus, to evaluate how such mismatches can interfere in the safety of an operation. It is proposed to familiarize the pilot with his work tools in order to reduce possible gaps and, in effect, to understand the signals emitted by the aircraft with a view to assertive and coherent decision-making capacity with each situation. Pilots must be prepared in theoretical and practical courses designed to increase their technical and non-technical skills, in addition to training in simulators, which allows the acquisition of experience aimed at normal and abnormal flight conditions. In addition, the individual's behavioral skills will be a differential for the definition of his piloting ability. In this respect, the use of tools such as CRM and the checklist improve the relationship between man and machine. Efficient training is recommended, as well as proficiency in flight controls and the relentless pursuit of expanding human capacity, since the machine is constantly evolving. It is suggested that this research be continued due to the fact that automation is dynamic and, consequently, requires repairs to establish a safe relationship between the use of its resources and the human ability to operate them.
Palavras-chave: Automação
Treinamento
Elemento humano
Padronização
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Gestão e Negócios
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/189
Data do documento: 23-Nov-2020
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