PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Geografia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1854
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar geopolítico sobre as fontes de energia que movem o mundo
Autor(es): Azevedo, Lara Gabrielle Silva
Primeiro Orientador: Santos, Oyana Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Agostinho Carneiro
metadata.dc.contributor.referee2: Malheiros, Roberto
Resumo: Ao longo dos anos a energia se fez presente na evolução da sociedade humana. Há milênios atrás surgiu o fogo, dando poder a quem o dominava, o homem. Assim, ao passar dos anos novas fontes de energia foram surgindo, algumas sendo descobertas e outras sendo criadas. Já havia um breve conhecimento sobre o petróleo, porém, foi no século XIX que ele passou a ser mais explorado e utilizado em larga escala. Na década de 1970, o petróleo representava o carro chefe da economia, correspondendo a quase 50% do consumo mundial de energia. Assim, há previsões que em 2030 apenas 35% do petróleo terá participação no mercado financeiro, visando também outras fontes de energia. Dessa forma, no século XXI, fontes alternativas estão ganhando cada vez mais espaço, partindo do pressuposto que elas não agridem o meio ambiente. Hodiernamente, donos de comércios, fábricas, hotéis e até mesmo de casas, estão consumindo cada vez mais energia, e as fontes energéticas renováveis estão sendo uma saída mais econômica. O objetivo desse artigo foi reafirmar a importância que a energia tem na humanidade, mostrar que as fontes energéticas tem o poder de mover o mundo, e os que detêm estas fontes, o poder de solucionar e criar crises, uma prova disso é o petróleo, um elemento de extrema importância econômica e a geração e distribuição que sempre está, direta ou indiretamente, em mãos de países de economias poderosas. Dessa forma, é necessário um olhar geopolítico, sobre esta temática, pois ele estuda como a conquista de alguns territórios pode afetar relações de poder político e econômico dos estados, principalmente quando esta conquista foi motivada pelo domínio de fontes energéticas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, desenvolvida pela consulta a bibliografias específicas da área, em documentos oficiais e em sites especializados na internet. A ideia percussora que motivou essa pesquisa, foi verificar o possível envolvimento da Geopolítica e de fontes energéticas, e reflexos na soberania da economia e interesse mundial. A redação do presente artigo, deu sequência as abordagens, iniciando por uma reflexão geral sobre a importância das fontes energéticas, principais fontes de energia e seu contexto histórico geopolítico, sobre a questão energética nacional e internacional e conflitos de interesses.
Palavras-chave: Geopolítica
Fontes de energia
Espaço mundial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1854
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC Lara Gabrielle.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador