PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1842
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Esporte escolar e não escolar: incentivo público e privado, formação e capacitação de professores de educação física
Autor(es): Cunha, Lucas Ribeiro da
Primeiro Orientador: Schmidt, Ademir
metadata.dc.contributor.referee2: Iwamoto, Thiago Camargo
Resumo: Este trabalho trata da análise do esporte escolar e não escolar, sobre o incentivo público, privado em equipamentos e ambientes, e a oferta de cursos e capacitação dos professores de educação física. O estudo teve como objetivo geral verificar e analisar se a atividade física, os programas e projetos esportivos públicos ou privados estão sendo conduzidos por profissionais formados e capacitados e se existem ambientes e espaços adequados e suficientes. A metodologia do estudo se enquadra na linha de pesquisa em Ciências do Esporte e Saúde, classificando-se como pesquisa bibliográfica. Como fontes de pesquisa foram utilizados livros, dissertações, teses, artigos científicos, programas e projetos públicos e privados na área esportiva. Nas consultas digitais foram consideradas os termos: educação física, esporte, esporte na escola, programas e projetos de esporte, benefícios e valores do esporte. De acordo com os resultados, observou-se o incentivo público de acordo com as regiões do país, onde 70,3% das ações são voltadas para o esporte educacional, 77,1% para o esporte lazer e 47,8% para o esporte de alto rendimento. Na região Centro-Oeste os programas e projetos correspondem a 98,2%. O número de professores do ensino fundamental e médio lecionando a disciplina de educação física no Brasil é 108.430 e, em Goiás este número é de 3.098 professores. Conclui-se em análise aos dados que o nível de capacitação dos professores de educação física inseridos ao desenvolvimento e continuidade dos implementos públicos de exercício físico e esporte, o esporte lazer e o esporte educacional se encontra de acordo com a média nacional em duas regiões e uma delas está próximo a média. Em outras verificou-se um desequilíbrio no oferecimento de espaços e o número de profissionais distribuídos nesta continuidade, mas observa-se o destaque em algumas dessas regiões de implementos para o esporte rendimento.
Abstract: This work deals with the analysis of school and non-school sports, about the public incentive, private in equipment and environments, and the offer of courses and training of physical education teachers. The study aimed to verify and analyze whether physical activity, public or private sports programs and projects are being conducted by trained and trained professionals and whether there are adequate and sufficient environments and spaces. The methodology of the study falls within the line of research in Sports and Health Sciences, classifying itself as bibliographic research. As sources of research were used books, dissertations, theses, scientific articles, programs and public and private projects in the sports area. In the digital consultations were considered the terms: physical education, sport, sport at school, programs and sports projects, benefits and values of sport. According to the results, it was observed the public incentive according to the regions of the country, where 70.3% of the actions are focused on educational sports, 77.1% for leisure sports and 47.8% for high-performance sports. In the Midwest region, programs and projects correspond to 98.2%. The number of elementary and high school teachers teaching the discipline of physical education in Brazil is 108,430 and in Goiás this number is 3,098 professors. It is concluded in data analysis that the level of training of physical education teachers inserted in the development and continuity of public implements of physical exercise and sports, leisure sports and educational sports is in accordance with the national average in two regions and one of them is close to average. In others there was a disequilibrium in the offer of spaces and the number of professionals distributed in this continuity, but it is observed the prominence in some of these regions of implements for the sport yield.
Palavras-chave: Educação física
Exercício físico
Esporte
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1842
Data do documento: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia_Lucas_Versão Final.pdf663,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador