PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Educação física - Licenciatura
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1816
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O exercício físico e seus efeitos desejáveis na qualidade de vida de idosos com demência de Alzheimer
Autor(es): Souza, Júlia Beatriz de
Primeiro Orientador: Miranda, Made Júnior
metadata.dc.contributor.referee2: Frausino, Neusa Maria Silva
Resumo: Estudo referente à doença de Alzheimer (DA) centralizado no exercício físico e os efeitos desejáveis em idosos com essa demência e os benefícios que o exercício físico desencadeia nas funções cognitivas, equilíbrio e no risco de quedas. A importância do treinamento de força para o idoso no processo de envelhecimento, melhorando sua funcionalidade nas atividades de vida diária, minimizando o risco de quedas e possíveis lesões. A escolha do tema deu-se em função de grande interesse pessoal, por valores acadêmicos atribuídos, vivencias práticas direcionadas à este publico, tendo como base o processo de envelhecimento e os benefícios do treinamento de força e a diversidade de problemas enfrentados por esses idosos com demência de Alzheimer, com objetivo e investigar os efeitos desejáveis do exercício físico nas funções cognitivas, de memória, mobilidade e qualidade de vida geral (AVD) de idosos com Demência de Alzheimer. O estudo se enquadra na linha de pesquisa Ciências do Esporte e Saúde, onde os seus objetos de estudo configuram-se em temáticas relacionadas com o treinamento de força em idosos com Alzheimer, e as suas diferentes eventualidades, a relação com a saúde, o desenvolvimento do equilíbrio e risco de quedas, assim como, o desenvolvimento motor sobre a melhora na saúde dessas pessoas com Alzheimer a partir do treinamento de força. A pesquisa teve como fontes de materiais dissertações, teses e artigos científicos. Como fontes de busca eletrônica utilizamos a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed Advanced Search Builder.Google Acadêmico.Conclui-se que atividades e exercícios físicos são benéficos para indivíduos diagnosticados com DA, segundo observado nos efeitos de melhoria em relação a fatores depressivos, equilíbrio e risco de quedas, funções e declínio cognitivo, bem-estar e qualidade de vida, aspectos físicos e motores e neuro. Deste modo, esse tipo de tratamento não farmacológico pode ser utilizado para o tratamento desses indivíduos, devidamente prescrito e orientado por profissionais de Educação Física e também como prevenção para incidência da Demência de Alzheimer.
Palavras-chave: Demência de Alzheimer
Treinamento de força
Idosos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1816
Data do documento: 17-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Educação física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JULIA BEATRIZ DE SOUZA TCC- MONOGRAFIA PRONTA (1).pdf780,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador