PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1807
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos da ansiedade sobre o sistema imunológico: uma revisão
Título(s) alternativo(s): Effects of anxiety on the immune system: a review.
Autor(es): Assis, Ana Elisa Silva de
Porfírio, Maria Luiza
Primeiro Orientador: Mesquita, Mauro Meira de
metadata.dc.contributor.referee1: Nascente, Flávia Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Iasmim Ribeiro da
Resumo: A ansiedade é conceituada como um sentimento de medo marcado por desconforto e apreensão, que em casos de perigo, prepara o indivíduo com o intuito de autoproteção, acompanhado de uma resposta autônoma, passa a ser patológica quando os sentimentos de medo e ansiedade aparecem de modo excessivo, apresentando perturbações comportamentais, diferenciando da ansiedade fisiológica por uma ação maior intensidade. O estudo justifica-se por esclarecer como o sistema imunológico reage sob ação da ansiedade, e em qual estado a ansiedade se torna um problema sério de saúde, analisando assim os efeitos estimulativos ou imunodepressores, partindo de uma concepção do sistema imunológico integrado com os sistemas endócrino e nervoso. E tem como objetivo identificar os efeitos que a ansiedade pode causar no sistema imunológico. A coleta de dados foi realizada no período de 18 de fevereiro de 2020 a 20 de abril de 2021. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3,6 % da população mundial sofrem de algum transtorno de ansiedade (TA). E 9,3 % no Brasil 4,6% em crianças e 5,8% entre adolescentes. De acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, pode ser considerado que o efeito que a ansiedade em excesso provoca no organismo, aumenta a produção de hormônios como o cortisol, inibindo as funções naturais de defesa do corpo, de tal forma que quando expostos a uma intensa carga emocional, há um aumento de marcadores como interleucinas que leva a imunossupressão. Conclui-se então, que estes mensageiros químicos agem como moléculas imunomoduladores e também como comunicantes entre o cérebro e o sistema endócrino.
Palavras-chave: Ansiedade
Sistema imunológico
Imunidade
Aflição psicológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1807
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Ciências Biológicas - Modalidade Médica

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Efeitos da ansiedade sobre o sistema imunológico.docx135,43 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador