Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1777
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação ambiental no contexto escolar e um pequeno resgate histórico |
Autor(es): | Cavalcante, Miguel da Cunha |
Primeiro Orientador: | Campos, Agostinho Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Gitair Moreira dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Malheiros, Roberto |
Resumo: | A questão ambiental deve ser tratada de forma global, considerando que a degradação ambiental é resultante de um processo social, determinado pelo modo como a sociedade apropria-se e utiliza os recursos naturais. Torna-se impossível pretender resolver os problemas ambientais de forma isolada. É necessário introduzir uma nova abordagem decorrente da compreensão de que a existência de certa qualidade ambiental está diretamente condicionada ao processo de qualidade de vida. Quanto se trata do termo de Educação e Meio Ambiente, coloca-se o problema dos maus comportamentos de agressão à natureza. Sabe-se que a educação quer transformar a realidade, mas se entende a realidade como a soma de comportamentos individuais, pois se a educação quer realmente transformar a realidade, não basta investir na mudança dos comportamentos sem investir nas condições do mundo em que as pessoas habitam. Assim, pode-se redefinir a prática educativa como aquela que, juntamente com outras práticas sociais, está implicada no fazer histórico, e produtora de saberes e política onde se exerce a ação humana. |
Abstract: | The environmental issue must be addressed globally, considering that environmental degradation is the result of a social process, determined by the way society appropriates and uses natural resources. It is impossible to try to solve environmental problems in isolation. It is necessary to introduce a new approach arising from the understanding that the existence of a certain environmental quality is directly conditioned to the quality of life process. When it comes to the term Education and Environment, the problem of bad behaviors of aggression against nature arises. It is known that education wants to transform reality, but reality is understood as the sum of individual behaviors, because if education really wants to transform reality, it is not enough to invest in changing behaviors without investing in the conditions of the world in which people inhabit. Thus, it is possible to redefine the educational practice as one that, together with other social practices, is involved in historical making, and a producer of knowledge and politics where human action is exercised. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Environmental education Teaching geography Environment Society Citizenship Ensino de geografia Meio ambiente Sociedade Cidadania |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da Instituição: | PUC Goiás |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1777 |
Data do documento: | 9-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Educação Ambiental no contexto escolar e um pequeno resgaste histórico.docx | 52,61 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador