Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Elizete Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-19T11:17:43Z | - |
dc.date.available | 2021-06-19T11:17:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1766 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeiras e processo de aprendizagem da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcos Antonio da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-2671-352X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3081748462365669 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carneiro Junior, Nelson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6850143065831963 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo propõe investigar a relação de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Ressalta que a criança se aprende de forma lúdica está mais apta para lidar com suas frustações, dificuldades e ainda se adapta com mais facilidade com as novas dimensões de mundo, organiza e reagrupa suas ideias, e forma sua personalidade, pois brincando adquire experiências que podem auxiliar no desenvolvimento integral como: autonomia, cultura, criatividade, imaginação e responsabilidade. Admite que jogos e brincadeiras são considerados atividades lúdicas, e se utilizados como recursos pedagógicos podem contribuir positivamente para o aprendizado. Reconhece que é essencial o professor proporcionar momentos planejados envolvendo o brincar, atuar como organizador, mediador participante e observador das brincadeiras, dando oportunidade para que a criança possa criar, desenvolvendo sua autonomia, ampliar suas habilidades motoras e os aspectos sociais e emocionais. Conclui que no ato de jogar e brincar a criança se desenvolve, melhorando as habilidades, a socialização, a criatividade, a saber lidar com seus constrangimentos e desafios, e passa a ter sua autonomia e sua imaginação estimuladas, ou seja, é inegável a sedimentação da aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ELIZETE GRAVAÇÃO REPOSITÓRIO.pdf | 312,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador