PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Pedagogia
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Elizete Alves dos-
dc.date.accessioned2021-06-19T11:17:43Z-
dc.date.available2021-06-19T11:17:43Z-
dc.date.issued2021-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1766-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras e processo de aprendizagem da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcos Antonio da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2671-352Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro Junior, Nelson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850143065831963pt_BR
dc.description.resumoO estudo propõe investigar a relação de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da criança na educação infantil. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque qualitativo. Ressalta que a criança se aprende de forma lúdica está mais apta para lidar com suas frustações, dificuldades e ainda se adapta com mais facilidade com as novas dimensões de mundo, organiza e reagrupa suas ideias, e forma sua personalidade, pois brincando adquire experiências que podem auxiliar no desenvolvimento integral como: autonomia, cultura, criatividade, imaginação e responsabilidade. Admite que jogos e brincadeiras são considerados atividades lúdicas, e se utilizados como recursos pedagógicos podem contribuir positivamente para o aprendizado. Reconhece que é essencial o professor proporcionar momentos planejados envolvendo o brincar, atuar como organizador, mediador participante e observador das brincadeiras, dando oportunidade para que a criança possa criar, desenvolvendo sua autonomia, ampliar suas habilidades motoras e os aspectos sociais e emocionais. Conclui que no ato de jogar e brincar a criança se desenvolve, melhorando as habilidades, a socialização, a criatividade, a saber lidar com seus constrangimentos e desafios, e passa a ter sua autonomia e sua imaginação estimuladas, ou seja, é inegável a sedimentação da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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