PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Engenharia de Computação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1761
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: E-commerce: análise de dados sobre o comércio eletrônico no Brasil
Autor(es): Mata, Késley Brenner da Costa
Primeiro Orientador: Alves, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Geraldo Valeriano
metadata.dc.contributor.referee3: Guedes, Leonardo Guerra de Rezende
Resumo: Intensificado pela pandemia do novo coronavírus, o e-commerce, que antes era visto como tendência, se tornou essencial em meio as incertezas e restrições que marcaram o ano de 2020. Tanto os lojistas, que em meio ao fechamento do comércio perderam sua principal fonte de renda, quanto os consumidores que encontraram dificuldades para terem acesso a produtos e serviços pelos meios convencionais, contribuíram para o maior crescimento do e-commerce brasileiro dos últimos 20 anos. Seguindo de perto a evolução e a popularização da internet no Brasil, o e-commerce vem mudando os conceitos de comércio, dando outra visão aos conceitos tradicionais e trazendo novas experiências e oportunidades aos consumidores e lojistas. Detalhando dados decisivos, auxiliando na compreensão do mercado atual e futuro e na tomada de decisões a partir dos dados analisados, a ciência de dados se mostra fundamental para o crescimento e melhor aproveitamento do potencial que o e-commerce tem a oferecer para todos.
Abstract: Intensified by the pandemic of the new coronavirus, e-commerce, which was previously seen as a trend, has become essential amidst the uncertainties and restrictions that marked the year 2020. Both retailers, who lost their main source amid the closing of the trade income, as consumers who have difficulty accessing products and services through conventional means, contributed to the greatest growth of Brazilian e-commerce in the last 20 years. Closely following the evolution and popularization of the internet in Brazil, e-commerce has been changing the concepts of commerce, giving another view to traditional concepts and bringing new experiences and opportunities to consumers and retailers. Detailing decisive data, helping to understand the current and future market and making decisions based on the available data, data science is fundamental for growth and better use of the potential that e-commerce has to offer for everyone.
Palavras-chave: E-commerce
Ciência de dados
Internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Exatas e da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1761
Data do documento: 5-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
E-commerce - Análise de Dados sobre o Comércio Eletrônico no Brasil.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador