PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nível de estresse em estudantes de fisioterapia durante o distanciamento social
Autor(es): Faria, Sarah Gabriela dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Patricia Leite Alvares
metadata.dc.contributor.referee2: Arruda, Zíngarah Májory Tôrres de
metadata.dc.contributor.referee3: Sousa, Kemil Rocha
Resumo: Introdução: O novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19, foi detectado em 31 de dezembro de 2019 em Wuhan, na China e rapidamente se espalhou pelo mundo, gerando uma pandemia. Para conter o avanço do vírus, que rapidamente causou sobrecarga nos sistemas de saúde de inúmeros países, a prática do isolamento tem sido amplamente adotada. Porém, essa nova rotina trouxe mudanças de comportamento e a adaptação de maneira abrupta e os estudantes precisaram se adaptar às pressas devido o momento de isolamento social gerado pela pandemia, onde as universidades sofreram alterações no calendário acadêmico e as aulas presenciais foram substituídas pelo ensino a distância. O estresse pode prejudicar o desempenho acadêmico do estudante da área da saúde, diminuindo sua atenção e concentração, afetando suas habilidades de tomar decisões, prejudicando o estabelecimento de uma relação efetiva com o paciente. Objetivos: avaliar o nível de estresse, em estudantes do curso de fisioterapia durante o período de distanciamento social. Método: Estudo transversal descritivo, em que foi utilizado 2 questionários, um sociodemográfico e a Escala de Estresse Percebido (PSS-10). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás (CEP-PUC Goiás) parecer número 4.371.687. Resultados: Participaram do estudo 137 alunos com média de idade de 22,48 anos (dp ±3,95), sendo 85,4% (117) mulheres e 87,6% (120) solteiros , e nesse estudo, observou que em todas das questões houve um significativo número de alunos que responderam “muito frequente” ou “as vezes”. Quando se tratou de aborrecimento, estresse e irritação, a maioria dos alunos responderam que com “muita frequência” estiveram presentes esses sentimentos. O que nos mostra que a maioria se apresenta com um grande nível de estresse. Discussão: O presente estudo trouxe informações importantes sobre o momento vivido por esses estudantes durante o distanciamento social. De acordo com as respostas encontradas na amostra, podemos associar o momento que os alunos estão passando ao sentimento de frustração e de estresse, o que pode alterar negativamente a sua auto percepção sobre sua situação e quanto ao seu controle sobre ela. Conclusão: As alterações no estilo de vida dos estudantes pela falta de exercícios físicos, maus hábitos alimentares e o próprio distanciamento social, pode levar a um grande nível de estresse e é importante que estratégias de prevenção e combate ao estresse sejam realizadas para minimizar os efeitos desse distanciamento e pandemia prolongados.
Abstract: Introduction: The new coronavirus, called SARS-CoV-2, which causes COVID-19 disease, was detected on December 31, 2019 in Wuhan, China and quickly spread around the world, generating a pandemic. To contain the spread of the virus, which quickly overloaded health systems in many countries, the practice of isolation has been widely adopted. However, this new routine brought about abrupt changes in behavior and adaptation, and students needed to adapt in a hurry due to the moment of social isolation generated by the pandemic, where universities underwent changes in the academic calendar and classroom classes were replaced by teaching the distance. Stress can affect the academic performance of healthcare students, decreasing their attention and concentration, affecting their decision-making skills, and impairing the establishment of an effective relationship with the patient. Objectives: The aim of this study was to assess the level of stress in physiotherapy students during the period of social distancing. method: Cross-sectional descriptive study and two questionnaires, one partner and the Perceived Stress Scale (PSS-10) were used. The study was approved by the Research Ethics Committee of PUC Goiás (CEP-PUC Goiás) under opinion number 4,371,687. Results: The study included 137 students with a mean age of 22.48 years (SD ±3.95) and 85.4% (117) are women and 87.6% (120) are single, 46.0%. and, in this study, it was observed that in all questions there was a significant number of students who answered “very often” or “sometimes”. When it comes to annoyance, stress and irritation, most students respond that “very often” these feelings were present. This shows us that the vast majority present with a high level of stress. Discussion: This study brought important information about the moment these students lived during the moment of social distancing. According to the answers found in the sample, we can associate the moment students are going through with the feeling of frustration and stress, which can negatively alter their self-perception of their situation and their control over it. Conclusion: Changes in students' lifestyles due to lack of physical exercise, poor eating habits and social distancing itself can lead to a high level of stress and it is important that stress prevention and combat strategies are carried out to minimize the effects of this prolonged distancing and pandemic.
Palavras-chave: Covid-19
Estresse
Estudantes
Isolamento social
Distanciamento social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1730
Data do documento: 14-Jun-2021
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