PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1688
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Índice de lesões e sintomatologia dolorosa em bailarinos profissionais
Título(s) alternativo(s): Injury and symptoms pain in professional dancers
Autor(es): Zago, Jackeline George
Primeiro Orientador: Ferraz, Cristiane Leal de Morais e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Gabrielly Craveiro
metadata.dc.contributor.referee2: Casa Junior, Adroaldo José
Resumo: Objetivo: Avaliar o índice de lesões e a sintomatologia dolorosa em bailarinos profissionais atuantes em companhias de dança. Método: Foi realizado um estudo observacional, com 32 bailarinos de ambos os sexos, matriculados em companhias de dança. Foi aplicado um questionário estruturado contendo 19 questões sociodemográficas e da caracterização da prática do ballet e os questionários IFADO (Incapacidade Funcional Autoestimada da dor) e QNSO (Nordic Musculoskeletal Questionnaire). Foi utilizada uma análise descritiva e analítica dos dados, com nível de significância igual a p<0,05. Resultados: Verificou-se elevada prevalência de lesões, uma vez que 28 dos 32 bailarinos referiram lesões em decorrência da dança. As lesões mais recorrentes foram torções (25%) e distensões (21,4%). Acerca do acometimento anatômico da lesão, verificou-se que as regiões mais afetadas foram nos tornozelos/pés (84,4%), joelhos (71,9%) e quadril/coxas (62,5%). No que tange aos sintomas de dor, foi verificada uma prevalência de dor na região de tornozelo e pés (59,4%), seguida de joelhos com (56,3%). A correlação entre a idade com o QNSO e com o IFADO, indicou que quanto menor a idade, maior o número de sintomas. Conclusão: Encontrou-se elevada prevalência de lesões musculoesqueléticas e sintomas de dor. Os bailarinos mais novos foram os mais acometidos pelas lesões e dores, indicando que quanto menor a idade, maiores são as consequências físicas. O índice de lesões e sintomatologia dolorosa é alto, sendo fundamental o tratamento preventivo que ajuda a aprimorar o posicionamento adequado e a coordenação dos movimentos dos bailarinos.
Palavras-chave: Dança
Dor
Lesões
Fisioterapia
Dancing
Pain
Injuries
Physiotherapy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1688
Data do documento: 14-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_JACKELINE.pdf367,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador