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https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Letícia Bragança da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T13:11:00Z | - |
dc.date.available | 2021-06-18T13:11:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1658 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica de Newton | pt_BR |
dc.subject | Newton's dynamics | pt_BR |
dc.subject | Fluxo de tráfego de veículos | pt_BR |
dc.subject | Vehicle traffic flow | pt_BR |
dc.subject | Simulações computacionais | pt_BR |
dc.subject | Computer simulations | pt_BR |
dc.title | A dinâmica de Newton no estudo do fluxo de tráfego de veículos usando o modelo de força generalizado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, André Luiz Cardoso da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5253337320288890 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Clóves Gonçalves | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0140-9847 | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7962325017303457 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Anderson Costa da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8747599940360430 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, propomos mostrar a interdisciplinarida da dinâmica newtoniana estudando uma abordagem microscópica do fluxo de tráfego de veículos em via usando o modelo de força generalizada (GF, Generelized Force), obtido de uma extensão do modelo velocidade Óptima (OV, Optima Velocity) que apresenta desacelerações irrealístas e a ocorrência de altas acelerações comparativamente com os dados empíricos. Diversos autores entendem que deve-se considerar a aceleração causada pela velocidade relativa de dois veículos consecutivos. O estudo desta dinâmica será feita por simulações numéricas do fluxo de tráfego usando o software MATLAB/OCTAVE para resolver um conjunto de equações diferenciais pelo método Runge Kutta 4ª ordem. Simulações numéricas evidenciaram regimes que compartilham aspectos comuns com os regimes de condução real, nomeadamente, as situações de “pára-arranca”, as acelerações e desacelerações, e o congestinamento. Os resultados do modelo GF revelam-se bons comparativamente aos resultados empíricos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA CLASSICA E FISICA QUANTICA MECANICA E CAMPOS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura Plena em Física | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC Licenciatura Plena em Física |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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