PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Licenciatura Plena em Física
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Guilherme Rocha da-
dc.date.accessioned2021-06-18T12:57:39Z-
dc.date.available2021-06-18T12:57:39Z-
dc.date.issued2021-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1655-
dc.description.sponsorshipFAPEGpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDinâmica de Newtonpt_BR
dc.subjectNewton's dynamicspt_BR
dc.subjectFluxo de tráfego de veículospt_BR
dc.subjectVehicle traffic flowpt_BR
dc.subjectSimulações computacionais ou numéricaspt_BR
dc.subjectComputer or numerical simulationspt_BR
dc.titleA dinâmica de Newton no estudo do fluxo de tráfego de veículos usando o modelo de diferença de velocidade totalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, André Luiz Cardoso da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5253337320288890pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Clóves Gonçalves-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0140-9847-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7962325017303457pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Anderson Costa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8747599940360430pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho propomos estudar uma abordagem microscópica da dinâmica newtoniana para o estudo do fluxo de tráfego de veículos em via usando o modelo da diferença de velocidade total (FVD, full velocity difference) obtido de uma extensão do modelo velocidade óptima (OV) que surgiu para incluir a velocidade relativa de forma explícita na manobra do condutor e os resultados são bons se comparados com dados empíricos. Diversos autores entendem que deve-se considerarar a aceleração causada pela velocidade relativa de dois veículos consecutivos. O estudo desta dinâmica será feita por simulações numéricas do fluxo de tráfego usando o software MATLAB para resolver um conjunto de equações diferenciais pelo método Runge Kutta 4ª ordem. Simulações numéricas evidenciaram regimes que compartilham aspectos comuns com os regimes de condução real, nomeadamente, as situações de “pára-arranca”, as acelerações e desacelerações, e o congestinamento. Os resultados do modelo revelam-se bons comparados aos resultados empíricos de Li e Sun (2012).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadespt_BR
dc.publisher.initialsPUC Goiáspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura Plena em Físicapt_BR
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
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