PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Direito
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1608
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aborto, uma questão social: direito de escolha ou crime?
Autor(es): Santos, Luíza Renovato dos
Primeiro Orientador: Cabral, Nuria Micheline Meneses
metadata.dc.contributor.referee2: Amado, Lúcia de Fátima Lôbo Cortez
Resumo: Este estudo toma o aborto como tema de escolha e tem como objetivo discutir o aborto na perspectiva do direito de escolha da mulher. Considere a seguinte hipótese: A oposição séria e enraizada entre o aborto e suas consequências é um esforço efetivo e fundamental para vincular o aborto às questões de saúde e direitos humanos, que está livre de preocupações legais e morais. A análise, a pesquisa apresenta as seguintes considerações: aborto (história, conceito, tipo e legislação), mulheres e mães no Brasil (questões feministas, visões feministas e religiosas sobre as questões do aborto) e assistência social e direito à vida (direitos, Políticas públicas). Por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, o estudo concluiu que o aborto é entendido como um direito de escolha no âmbito dos serviços sociais, portanto, do ponto de vista moral e político, a transformação da ordem existente e a superação de uma sociedade patriarcal é um ética e visão política. Isso está além do âmbito do trabalho social e requer a construção de um projeto maior de construção de uma sociedade mais justa, dos direitos sociais e do direito à vida.
Palavras-chave: Aborto
Direitos
Mulher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Direito e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1608
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC LUIZA RENOVATO DOS SANTOS.pdf419,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador