PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1601
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Capacidade funcional de pacientes hospitalizados: revisão de literatura
Autor(es): Silva, Laricy Mariana Costa da
Primeiro Orientador: Alcântara, Erikson Custódio
metadata.dc.contributor.referee1: Vinhal, Lucieli Boschetti
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Luciana Carvalho
Resumo: INTRODUÇÃO: A Capacidade Funcional é definida como a eficiência do indivíduo em corresponder às demandas físicas do cotidiano, que compreende desde as atividades básicas para uma vida independente até as ações mais complexas da rotina diária. Além disso, o período prolongado da internação pode impactar e causar alterações na força muscular periférica, respiratória e no declínio funcional do paciente. OBJETIVO: O objetivo é retratar a capacidade funcional dos pacientes hospitalizados. MÉTODO: Trata-se de uma revisão de literatura, foi realizada busca nas bases de dados: Scielo, PubMed, LILACS e MedLine. Os descritores em ciências da saúde (DeCs) utilizados foram “desempenho físico funcional” AND “pacientes’’ AND “internados”, sendo usados os descritores dessas mesmas palavras no inglês e espanhol. O período de busca foi de agosto a outubro de 2020. Foram encontrados 3.652 estudos, dos quais 20 foram selecionados por contemplarem os critérios estabelecidos, os artigos utilizados tratam sobre a capacidade funcional de pacientes hospitalizados e publicados no período de 2010 a 2020. CONCLUSÃO: O tempo de internação gera perda de força muscular, má nutrição, privação de sono, repouso prolongado no leito que são condições que resultam em prejuízo funcional. A avaliação da capacidade funcional é necessária, uma vez que fornece informações importantes para a assistência em saúde, de modo intervir para minimizar ou evitar a perda da capacidade funcional, sobretudo prevenir complicações respiratórias e musculoesqueléticas.
Palavras-chave: Desempenho físico funcional
Pacientes internados
Hospitalização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1601
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC.pdf160,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador