PRODUÇÃO ACADÊMICA Repositório Acadêmico da Graduação (RAG) TCC Fisioterapia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1542
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do comportamento da mobilidade torácica de adultos: revisão de literatura
Autor(es): Franco, Jéssica Karolaine
Primeiro Orientador: Alcântara, Erikson Custódio
metadata.dc.contributor.referee1: Vinhal, Lucieli Boschetti
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Luciana Carvalho
Resumo: INTRODUÇÃO: A expansibilidade torácica é definida como o movimento observado no tórax durante uma incursão inspiratória e expiratória, e pode ser avaliada pela cirtometria tóraco-abdominal. OBJETIVO: Analisar o comportamento da mobilidade torácica de adultos. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, realizou-se uma busca nas bases de dados LILACS, SCIELO e MEDLINE. Os descritores para a pesquisa foram “Caixa Torácica” AND “Mecânica Respiratória” AND “Movimento” AND “Tórax” AND “Valores de Referência.” com seus respectivos descritores em inglês ou espanhol. Foram incluídos artigos científicos disponíveis na íntegra, com os seguintes métodos de estudos: transversal e descritivo, observacional transversal, transversal, randomizado, ensaio clínico randomizado, longitudinal e prospectivo com abordagem quantitativa e estudo piloto. Foram excluídos artigos que não descrevem e investigam a mobilidade torácica, artigos repetidos, publicações que não estavam alocadas em bases de dados, trabalhos com metodologias duvidosas e artigos com amostra pediátrica ou neonatal. Dos 23 estudos encontrados, 13 foram incluídos. RESULTADOS: Diferentes estudos demostraram que o envelhecimento e a obesidade acarretam restrição na mobilidade torácica, devido às modificações da estrutura torácica, podendo ser um fator capaz de potencializar o desenvolvimento de complicações pulmonares, também se verificou que aplicação de algumas técnicas proporcionou aumento a mobilidade torácica, dentre elas manobras osteopáticas, método de RPG e o Método Pilates. O Bilevel também teve destaque na restauração da mobilidade torácica. Nos estudos, também foi possível reforçar a ideia de que os exercícios físicos têm efeitos benéficos na mobilidade torácica de adultos e idosos. CONCLUSÃO: A cirtometria, foi considerada um instrumento para a avaliação das disfunções respiratórias e monitoramento de programas de treinamento em diferentes populações, a fim de identificar e acompanhar o comportamento da mobilidade torácica.
Palavras-chave: Caixa torácica
Mecânica respiratória
Movimento
Tórax
Valores de referência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da Instituição: PUC Goiás
metadata.dc.publisher.department: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/1542
Data do documento: 15-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC.pdf138,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador